A importância das vacinas em tempos de pandemia
A Semana Mundial de Imunização tem como objetivo promover o uso das vacinas como instrumento de proteção contra doenças para pessoas de todas as idades. Em 2020 a campanha ressaltou o valor das vacinas para a saúde das crianças, comunidades e do mundo; mostrou como a imunização de rotina é a base para sistemas de saúde fortes e resilientes e para o acesso universal à saúde.
Conquistas da Vacinação
A vacinação é apontada como o segundo maior avanço da humanidade em termos de saúde pública, atrás apenas da ampliação da oferta de água potável.
Mundo
• Rotary x Pólio Plus — linha do tempo
O Rotary é uma comunidade internacional que reúne líderes para superar grandes desafios, local e globalmente. A erradicação da pólio constitui uma das iniciativas mais longas e importantes da nossa trajetória. Junto com nossos parceiros, ajudamos a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais. Não desistiremos até que a poliomielite seja erradicada para sempre, apenas dois países ainda registram a doença de forma endêmica: Paquistão e Nigéria
• Erradicação da varíola;
• Queda de 73% na mortalidade por sarampo;
• Redução da mortalidade por gripe nos períodos epidêmicos;
• Proteção contra a raiva nos precocemente vacinados após acidentes de risco
Como a pandemia de covid-19 está impactando a luta contra a pólio?
Devido ao trabalho dos rotarianos para erradicar a pólio, apesar de desafiador, estão em posição vantajosa para atuar com sucesso nesta fase e falar com propriedade sobre o poder e eficácia das vacinas, graças às décadas de experiência que tiveram na luta contra a pólio. A tenacidade, as parcerias estratégicas e a inovação do Rotary podem apoiar o esforço para proteger as comunidades da covid-19.
Usando a vasta infraestrutura desenvolvida para identificar o vírus e implementar campanhas de vacinação, o programa de erradicação da poliomielite está contribuindo para proteger contra o covid-19 as populações mais vulneráveis, sobretudo em países onde a pólio ainda é endêmica.
E quanto à desinformação e hesitação em relação à vacina, existem formas de combater a situação?
O Rotary pede a seus associados que divulguem informações exatas e baseadas em fatos, tal como as fornecidas pelas agências de saúde locais. É importante também que divulguem nas redes sociais a hashtag #vaccineswork para reforçar a ideia de que as vacinas funcionam. Os associados podem convidar profissionais da saúde para falar nas reuniões do clube, pedir aos canais de comunicação que divulguem os trabalhos locais, além da segurança e eficácia das vacinas. Para este fim, é importante salientar à mídia o nosso sucesso comprovado no combate à poliomielite.
Todos nós queremos coisas semelhantes: famílias saudáveis, comunidades prósperas e um senso de controle sobre nossa saúde. Enaltecer os indivíduos desconfiados em relação às vacinas só cria mais divisões. Importante salientar que é para zelar pelos membros mais vulneráveis da comunidade; para proteger os filhos das doenças que podem ser prevenidas. As razões com as quais as pessoas se identificam ajudam a construir uma conexão pessoal e a identificar o foco emocional do problema.
Procure entender.
Assim como há muitas razões para ser vacinado, há várias outras que causam indecisão. Uma delas é a desinformação que é mais contagiosa do que nunca na era digital. Outros motivos são mais complicados e o resultado de um longo histórico de situações terríveis.
Ajude o Rotary a aumentar a conscientização sobre a importância da erradicação da pólio e das vacinas durante a Semana Mundial de Imunização.
Paulo César Severo