“DE TODAS AS MIL E UMA MANEIRAS QUE O HOMEM PODE ESCOLHER PARA SER ÚTIL À SOCIEDADE, SEM DÚVIDA, AS MAIS VIÁVEIS E NA MAIORIA DOS CASOS, AS MAIS EFICIENTES, SERÃO AQUELAS NO ÂMBITO DE SUAS PRÓPRIAS OCUPAÇÕES.”
Paul Harris – Fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International.
Com esta fala, iniciamos esta matéria.
Este mês de Janeiro comemoramos no Rotary o “Mês dos Serviços Profissionais”.
O Rotary hoje é uma associação cujo objetivo é unir profissionais voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional.
Nasceu da ideia de um advogado em Chicago em 1905 com a ideia de unir profissionais de diferentes setores para troca de ideias e fazer amizades duradouras. Com o tempo, o Rotary gradativamente ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários olhando para sua composição de diversos profissionais.
Hoje, tratamos nossos associados(as) como “Companheiros(as) – aquele(a) que acompanha, faz companhia ou vai na companhia – ou sejam, fazemos juntos.
O conceito de Serviços Profissionais está baseado na incentiva rotarianos a “estimular e fomentar”.
Como profissionais dentro do Rotary temos o dever de estimular e fomentar:
o A difusão de altos padrões éticos na vida empresarial e profissional.
o Difundir a ética profissional internamente no clube e externamente nos eventos promovidos pelo clube;
o Estimular para que os companheiros do Clube participem dos programas e núcleos profissionais de nosso clube com a missão de impactar a Comunidade Local;
Como rotariano, o que você pode fazer para colocar estes ideais em prática? Considere as seguintes sugestões:
o Ajudar os jovens a alcançarem seus objetivos profissionais;
o Orientar e incentivar outras pessoas a se desenvolverem profissionalmente;
o Prestar homenagem profissional para profissionais de destaque que fazem por merecer pela Ética, Boa Conduta e Bons exemplos para a sociedade;
o Promover palestras para que nossos companheiros possam divulgar suas experiências e também suas realizações profissionais em nossas publicações impressas, eletrônicas e em reuniões do clube.
o Promover em conjunto com outra comissão interna – a de Desenvolvimento do Quadro Associativo – ações para agregar novos profissionais a se tornarem Companheiros(as) trazendo seus conhecimentos para o trabalho Rotariano, ampliando assim nossa missão e impacto.
o Incentivar o intercâmbio profissional entre os(as) companheiros(as);
o Promover sempre interação entre os(as) Companheiros(as) membros, estimulando a divulgação profissional de suas atividades para promoção de network e possíveis parcerias comerciais.