Search
terça-feira 14 janeiro 2025
  • :
  • :

Rotary Club de Taubaté e a Semana Monteiro Lobato

Em 1952, Gentil Camargo foi convidado a realizar palestra na Semana Euclides da Cunha na conferência no Rotary Club. Ao término, fez uma pergunta aos participantes: “Por que Taubaté que não é berço natal de Euclides da Cunha, não foi em Taubaté que escreveu “Os Sertões”, instituiu uma semana homenageando o escritor e não o fazia com o nosso escritor Monteiro Lobato?? Sabendo desta terra fértil que é o Rotary Club, lanço aqui esta ideia!!!”

Imediatamente uma comissão organizadora formada pelos rotarianos Oswaldo Barbosa Guisard e Antônio Mello Júnior iniciou a elaboração do evento da Semana Monteiro Lobato, sendo dia 18 de abril data do seu nascimento e usada como referência, sendo realizada a 1ª. Semana em 1953. O objetivo maior era resgatar a importância e a contribuição de Monteiro Lobato na literatura, no pensamento e política brasileira.

Jornal O Estado de S. Paulo – edição de terça-feira, 14 de abril de 1953
Taubaté, 12 de abril – Teve início ontem, as solenidades da 1ª Semana Monteiro Lobato, que a terra natal do escritor de “Urupês” celebrará anualmente, assim cultuando a sua memória e mantendo-a viva no coração dos taubateanos e de todos os brasileiros.

A cerimônia inaugural realizou-se em sessão solene na Câmara Municipal, efetuada às 20h30. À mesa tomaram assento os senhores presidente da edilidade José Geraldo de Oliveira Costa, prefeito municipal Felix Guisard Filho, vice-prefeito Antonio de Moura Abud, juiz de direito Benedito Julio de Oliveira Braga, promotor público Aurélio da Rocha Lima, delegado regional Itálo Ferrigno, deputado Jaurés Guisard e o jornalista Rubens do Amaral, que representava oficialmente a Academia Paulista de Letras e a Câmara Municipal da Capital.

Estavam também presentes os senhores Diomar Pereira da Rocha, presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá; José Patto, presidente da secção local da Associação Paulista de Medicina, a oficialidade do 5º B.C. e do regimento Ipiranga, vereadores e a comissão organizadora composta pelos senhores Antonio de Mello Junior, Oswaldo Barbosa Guisard e Gentil de Camargo. A sala enchia-se ainda com o que há de representativo na intelectualidade taubateana.

No dia 13 a comissão organizadora e autoridades de Taubaté em uma cerimonia no local do novo Colégio Estadual e a Escola Normal Monteiro Lobato para o lançamento da pedra fundamental.

Nas primeiras edições sem muito sucesso, devido a um movimento na cidade contra o escritor, os organizadores destacaram que a importância do escritor e mudaram o formato e conceito, hoje estamos na 67ª edição, sendo há anos organizada pela Prefeitura Municipal de Taubaté, tendo o Sitio de Pica Pau Amarelo com a casa e um ponto turístico da cidade.

Em 2002 foi instituído o “Dia de Monteiro Lobato” ou também conhecido como “Dia Nacional do Livro Infantil”;
Nesta data o escritor é homenageado nas escolas, centros culturais e bibliotecas. Teatros, leituras e apresentações são realizados por todo o Brasil.

Em 2010 Taubaté recebeu o título de “Capital Nacional da Literatura Infantil”.

Rotary Club de Taubaté
Oswaldo Barbosa Guisard, Sayão Lobato, Antônio Mello Júnior

Jornal O Estado de S. Paulo – edição de terça-feira, 14 de abril de 1953
https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19530414-23902-nac-0001-999-1-not

Paulo César Severo