Comemora-se em 13 de dezembro o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A data existe desde 1961, e foi criada para reduzir a discriminação e o preconceito com as pessoas cegas. O preconceito contra as pessoas com deficiência chama-se Capacitismo e precisa ser combatido.
Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão
A deficiência visual é a perda total ou parcial da visão sem correção óptica. A perda visual pode ocorrer por doenças, acidentes ou má formação. Diversas doenças podem levar à cegueira, entre elas as doenças da retina. A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética são duas doenças da retina comuns que levam à cegueira quando não tratadas. Outras doenças raras e hereditárias da retina, como a Retinose Pigmentar, a Síndrome de Usher, a Doença de Stargardt, entre outras também podem levar à perda de visão irreversível.
Diferença entre Cego e Pessoa Com Baixa Visão:
Cego é a pessoa que não tem percepção visual e pessoa com Baixa Visão é aquela que tem alguma percepção visual. A pessoa com Baixa Visão pode ter a perda do campo visual, a perda da visão central, ou uma mescla de perda de campo e de visão central.
O Rotary Club de Taubaté dá apoio ao Instituto São Rafael que dá acolhimento às pessoas com deficiência visual.
Colabore com o Instituto São Rafael através do telefone 12 99636 5510
Fonte: retinabrasil.org.br e IBGE
Venha conhecer o Rotary Club de Taubaté
Nossas reuniões acontecem às quartas-feiras às 20:00h
Casa da Amizade, Av. da Saudade, 81, Jardim Humaitá, Taubaté/SP
Ricardo S Teixeira
Diretor de Imagem Pública do Rotary Club de Taubaté
rotaryclubdetaubate@hotmail.com