O trabalho voluntário é uma atividade bem democrática. Isso porque ele beneficia todas as pessoas envolvidas, ou seja, faz bem tanto para quem recebe quanto para quem se doa.
Sua importância é tamanha que a ONU (Organização das Nações Unidas), instituiu o Dia do Voluntariado como forma de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações ao redor do mundo nessa data.
O que é o Dia do Voluntariado?
Instituído em 1985, pela ONU, o Dia do Voluntariado é comemorado internacionalmente em 5 de dezembro. A criação da data tem como propósito fazer com que o espírito de solidariedade se espalhe pelo mundo através de diferentes ações realizadas em vários países.
E o que realmente significa ser um voluntário?
Explicando brevemente: o voluntariado consiste em doar seu tempo a outras pessoas e em favor de uma causa na qual acredita.
De acordo com a ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos…”
Ainda segundo a organização, há 8 objetivos principais quando o assunto é serviço voluntário. Essa definição foi feita no ano 2000, após análise dos maiores problemas mundiais, chegando assim aos denominados “Objetivos do Milênio”, que são:
1. erradicar a extrema pobreza e a fome;
2. atingir o ensino básico universal;
3. promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. reduzir a mortalidade infantil;
5. melhorar a saúde materna;
6. combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
7. garantir a sustentabilidade ambiental;
8. estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Quem pode ser voluntário?
Apesar de tantas possibilidades (e carência) de trabalho voluntário, muitas pessoas ainda têm dúvidas se podem ou não ajudar dessa forma.
Para esclarecer isso, é importante reforçar que todos podem ser voluntários, basta querer! Você não precisa, obrigatoriamente, ser especialista em algo e auxiliar somente nessa função.
O voluntariado consiste, basicamente, em doar o seu tempo a um projeto. A forma como ele será empregado depende da sua disposição, disponibilidade e da necessidade da instituição que está auxiliando.
E como dito no começo deste texto, o serviço voluntário faz bem para todos os envolvidos. Além de ajudar muitas pessoas, você tem a oportunidade de conhecer outras realidades, ter experiências novas, fazer amigos e, em muitos casos, até enriquecer o seu currículo.
Como escolher uma instituição para ajudar?
Não é preciso esperar o Dia do Voluntariado para fazer algo em favor do próximo. É possível, o quanto antes, se dedicar a essa ideia.
Rotary Club de Taubaté:
Primeiro motivo da criação do Rotary foi relacionamento com os companheiros do(s) clube(s) vai favorecer o crescimento pessoal, pois são pessoas de profissões, comportamentos, atitudes e conhecimentos diferentes. Esta diversidade, com certeza, vai te melhorar nas relações humanas.
Segundo motivo da criação do Rotary é a prestação de serviços à comunidade.
Seus lemas “Dar de Si Antes de Pensar em Si” e “Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve” mostra a importância da Comunidade dentro do Rotary; com grandes metas, focadas na comunidade local e internacional, que vão desde a utilização de recursos financeiros e humanos dos rotarianos.
Venha nos conhecer!!
Nossas reuniões acontecem às quartas-feiras às 20:00hs na Casa da Amizade,
Av. da Saudade, 81, Jardim Humaitá, Taubaté/SP.
Rodrigo Ronconi dos Santos Abrahão de Barros
Diretor da Imagem Pública do Rotary Club de Taubaté
rotaryclubdetaubate@hotmail.com