O Rotary é formado por voluntários que se dedicam a tratar de grandes necessidades humanitárias, usando seu tempo, energia e entusiasmo para melhorar as condições de vida local e internacionalmente. Seja ajudando famílias carentes em suas próprias comunidades ou combatendo a poliomielite no mundo, nossa organização trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Por meio da nossa Fundação Rotária, desenvolvemos projetos sustentáveis e de longo prazo, concentrados em questões importantes, como paz e prevenção e resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, recursos hídricos e saneamento, SAÚDE MATERNO-INFANTIL, educação básica e alfabetização, e desenvolvimento econômico e comunitário. Todavia, a nossa maior prioridade tem sido a erradicação mundial da pólio.
Como a área de enfoque deste mês é a prevenção e tratamento de doenças, vale lembrar as assombrosas estatísticas mundiais relativas ao número de pessoas que sofrem de doenças tropicais negligenciadas, como dengue, zika, chikungunya e hanseníase, para citar apenas quatro. Por ano, esse número se eleva a mais de um bilhão de pessoas.
Claro que tais estatísticas incluem populações brasileiras. Cabe aos rotarianos ajudar a imunizar pessoas contra doenças, sobretudo as contagiosas. Recomenda-se dar apoio aos programas de saúde, desenvolvidos principalmente em comunidades carentes, esclarecendo como certas enfermidades são transmitidas e divulgando formas de reduzir o risco de contágio.
Recomendo que se envolvam com profissionais que tenham experiência em medicina ou saúde pública. Comuniquem-se com hospitais, clínicas, universidades e secretarias de saúde da região para evitar duplicação de esforços, a fim de aproveitar ao máximo os recursos locais. Recrutem membros da comunidade e voluntários da área da saúde para ministrar vacinas. Formem parceria com organizações comunitárias dedicadas à questão para fortalecer e expandir os serviços existentes.
Espera-se que rotarianos forneçam apoio de longo prazo aos serviços de saúde.
Neste sentido o Rotary Club de Taubaté tem o projeto Núcleo Rotary de Organização Social com entidades que apoia neste sentido:
Casa da Crianças – Banco de leite Humano de Taubaté
A amamentação reduz a mortalidade infantil e traz diversos benefícios tanto para a mãe, para o bebê, para a sociedade e para todo o planeta. Se você pode, amamente até os 2 anos ou mais e, de forma exclusiva, nos primeiros 6 meses de vida.
A amamentação diminui os custos com tratamento de doenças nos sistemas de saúde.
O leite materno é um alimento que não causa poluição e não tem embalagens, portanto, não agride o meio ambiente.
A amamentação ajuda a combater a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar e nutricional de crianças por todo o mundo.
O leite materno contribui para a redução da pobreza, pois é gratuito e não gera grandes impactos no orçamento familiar.
Rodrigo Ronconi dos Santos Abrahão de Barros
Diretor da Imagem Pública do Rotary Club de Taubaté
rotaryclubdetaubate@hotmail.com