Search
quarta-feira 25 dezembro 2024
  • :
  • :

Rotary Club de Taubaté – A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano

Para compreender seres tão complexos, possui diferentes áreas, como a psicologia do trânsito, que se dedica a compreender a relação entre o homem, a via e o veículo.

Vale mencionar que o termo “homem” representa todos os indivíduos que compõem o trânsito, ou seja, condutores de veículos automotores, pedestres, ciclistas e também os passageiros.

O trânsito do mundo tem alcançado proporções alarmantes, gerando grande impacto na área da saúde pública, da economia, das relações sociais, do meio ambiente e repercute na qualidade de vida das pessoas.

Muitos dos acidentes que acontecem todos os dias nas vias do Brasil e do mundo são causados por motivos comportamentais, como estresse, cansaço, excesso de autoconfiança, consumo de álcool, uso de celular ao volante e outros.

No Brasil segundo dados levantados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e divulgados pela Agência Nacional, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de vítimas do trânsito (setembro/2021). São 22 mortes a cada 100 mil habitantes, sendo um terço delas de motociclistas.

Estudos indicam que os acidentes de trânsito são uma das principais causas da morbidade e mortalidade da população na faixa etária abaixo dos 35 anos, principalmente do sexo masculino, superando, por exemplo, as taxas de homicídio.

Por muito tempo nosso país negligenciou atenção e cuidados para algumas questões como: os congestionamentos, o comportamento de risco dos participantes do trânsito e a ineficiência na aplicação das leis e normas, a precariedade das estradas e os problemas de infraestrutura associados, a mobilidade urbana e a violência viária.

O trânsito é um fenômeno social complexo dado, as inúmeras variáveis que atuam ao mesmo tempo, o que implica estudá-lo por meio de vários saberes, entre os quais a Psicologia, pois a busca por soluções para os problemas decorrentes necessita do trabalho multiprofissional. Cabe ressaltar que é um desafio constante para os profissionais que lidam com o tema trânsito e suas peculiaridades.

Jaqueline Lapolli Farias França – Psicóloga a 12 anos sendo 7 anos como especialista em trânsito, na avaliação psicológica junto ao DETRAN/SP.

Venha nos conhecer e participar da palestra da Jaqueline Lapolli Farias França!!

Reunião acontece nesta quarta-feira dia 11 de outubro às 20:00h
Casa da Amizade, Av. da Saudade, 81, Jardim Humaitá, Taubaté/SP

Rodrigo Ronconi dos Santos Abrahão de Barros
Diretor de Imagem Pública do Rotary Club de Taubaté
rotaryclubdetaubate@hotmail.com