Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Rotary Club de Taubaté – A influência positiva do Rotary

Nos países que celebram o Natal, dezembro é o mês em que as pessoas costumam doar. Porém, o cristianismo não é a única religião que prega a caridade e o auxílio aos menos privilegiados. O judaísmo, o islã, o budismo e o hinduísmo também propagam o valor da ajuda ao próximo como sendo importante para o indivíduo e a sociedade como um todo. O ato de fazer o bem é tido como uma grande virtude, inclusive para os não religiosos.

A filosofia de se retribuir à sociedade está no cerne do espírito do Rotary. Para muitos dos nossos associados, isso vai além de contribuição monetária e trabalho voluntário, assumindo um papel ativo na seara humanitária seja participando de missões médicas, prestando assistência em casos de desastres, combatendo as mudanças climáticas e trabalhando com agências da ONU. Conheceremos agora algumas organizações que surgiram de uma iniciativa do Rotary ou do comprometimento individual com uma causa. Elas são conhecidas, mas nem todos sabem que suas raízes estão no Rotary.

Entre elas podemos destacar a Espro – Ensino Social Profissionalizante

Oferecer educação de qualidade e reduzir a taxa de desemprego, especialmente entre os jovens, é uma questão que o Brasil enfrenta há décadas. Impulsionados por esse desafio, e para ajudar a integrar à sociedade jovens em situação de vulnerabilidade, em 12 de janeiro de 1979, Carlos Alberto Hernandez, presidente do Rotary Club de São Paulo, junto a 178 associados do mesmo clube, fundaram o Espro – Ensino Social Profissionalizante.

Com treinamentos para jovens de famílias que ganham até US$ 640 mensais, o Espro ensina habilidades voltadas ao mercado de trabalho, apresentando a estrutura de grandes empresas, habilidades comportamentais e técnicas como gestão do tempo, planejamento de projetos, empreendedorismo e marketing pessoal.

Além de ensinar, o Espro também encaminha os jovens para vagas em empresas como jovens aprendizes. “Quase 300 mil jovens já foram formados pelo Espro desde seu início”, aponta Luiz Augusto Barreto, atual presidente do Espro. Os aprendizes recebem salários e 63% dos jovens permanecem nas empresas nas quais fazem seu aprendizado”, completa.

Conheça mais sobre a Espro no site: https://www.espro.org.br/

Autores: Vanessa Glavinskas, Gundula Miethke, Aurea dos Santos, Angela Stavrogiannopoulos, Reiko Tokiyama, Claudia Urbano e Kim Widlicki

Venha conhecer o Rotary Club de Taubaté

Nossas reuniões acontecem às quartas-feiras às 20:00h
Casa da Amizade, Av. da Saudade, 81, Jardim Humaitá, Taubaté/SP

Ricardo S Teixeira
Diretor de Imagem Pública do Rotary Club de Taubaté
rotaryclubdetaubate@hotmail.com