Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

Reminiscências De e com Adilson Barbosa: 7º Capítulo

Adendo, no capitulo 4º citamos o antológico jogo do Guarani x S. Paulo F.C., decisão do Campeonato Brasileiro de 1986 no Estádio Brinco de Ouro da Princesa do Guarani e conseguimos lembrar o técnico de som da nossa equipe de esportes. Com apoio do seu irmão Pedro Luiz também da equipe, ficamos sabendo que foi o amigo Carlinhos Belisque, excelente profissional. Não poderia faltar em nossos arquivos.

Feito isso passamos a registrar o falecimento de grande amigo – irmão semana passada, Frederico Testa, deixando todos amigos, parentes, filhos, esposa, arrasados.

Mais um companheiro da Crônica esportiva que se vai para a tristeza do nosso convívio. No encontro da ACET não tive condições de estar presente, mesmo junto com o grande amigo Paulo Celso, a quem solicitei que se possível fizessem um minuto de silêncio para o Frederico e o amigo Irani Gomes de Lima falecido recentemente, dois esteios da Crônica Esportiva de Taubaté e do Vale.

Conheci o Frederico Testa a partir do Ginásio Taubateano, depois fui para Escola de Comércio e o se não me engano, Frederico para o Estadão. Para estudos voltamos a nos encontrar na Faculdade de Direito de Taubaté. Me recordo em um torneio início de jovens em disputa do nosso time do Batalhão contra, sei lá time da fábrica de botões, o marvado do Fred marcou o único gol e ficamos de fora e o nosso time era muito superior. Frederico amigo véio, de tantas e tantas jornadas. Segundo a família, esposa e Fred Junior, ele já estava um tanto doente, coisas que vinham de longe desde a cirurgia do Coração em S. Paulo Beneficência Portuguesa com médicos de alto níveis. Ficou ótimo e seguiu seu caminho. Neide sua esposa sabe que nos encontramos nos sábados no Mercadão de Taubaté, eu as vezes com minha esposa Marlene. Lembro que em uma vez me cobrou que eu de barba não estava bem, lógico que tirei o mais rápido possível.

Com o Frederico e outros amigos como Mario Celso (Martha) tivemos jornadas admiráveis como quando jogamos pelo TCC Taubaté Country Club Futebol de Salão como era chamado na época, hoje FUTSAL, nos jogos de Verão e fomos campeões disparados enfrentando times como Corinthians, e grandes e fortes competidores. Jogavam, Fio de Esperança ou Heitor (goleiros) eu Adilson Barbosa, (Japonês) Carlos Alberto, Odilson Berbare, Frederico Testa e Mario Celso (Martha) além de Celinho de Angelis, Miranda e tantos outras feras. Naquela ocasião se jogava com cinco. No outro ano Jogos de Verão TCC. E voltamos com uma boa seleção e ganhamos invictos. Goleiro Pompéia, Adilson eu, Carlos Roberto (Japonês) na frente Celinho e Martha, agora apenas 4 jogadores. Outros participavam como Frederico, Miranda, Antônio Carlos, e outros.

Com Frederico, Celinho, Martha e vário outros eu Adilson participei de jogos entre Faculdades e ficamos em segundo lugar, perdendo apenas para a FEI no último jogo, avisado de última hora. Só tínhamos os homens que iriam jogar e reservas contundidos e de outras posições. Eu fui expulso injustamente como o rapaz que eu marcava também foi injusta sua expulsão, mas eles tinham inúmeros reservas me parecendo jogada de má fé. Depois que eu saí por muito tempo sustentamos, mas não conseguimos e perdemos de 1×0. No primeiro jogo contra eles no Pacaembu Ginásio perdíamos de 1×0 e eu marquei o gol de empate mesmo de ala. Na final acho que fomos prejudicados.

No TCC fui convidado para jogar no Paulistano, time de garotos e muito bom Com Ângelo, Frederico Testa. Miranda, Toninho, Hernani, Renato Braga, e muito mais e fomos o primeiro time a ganhar do TCC em sua quadra 3×1 e que ficou para a história. No TCC só faltou o Martha.

FREDERICO começou muito mais cedo do que eu no Rádio como comentarista na Rádio Difusora. Muito mais tarde estávamos fazendo parte na Difusora e eu fiquei durante mais de 30 anos com vários narradores e repórteres. Com seu afastamento por sua própria vontade, continuamos a comentar. Fred foi um ótimo comentarista e trabalhou com várias equipes de quilate. Tivemos várias participações em equipes na cidade, jogando futebol, nem sempre com sucesso. Coisas do Futebol.

Adilson Barbosa

Já bate saudades do amigo irmão que se foi para Deus. Só nos resta a memória que ele sempre foi um bom homem inclusive como gerente da Sabesp em Taubaté. Uma das suas alegrias foi ver seu filho Fred Junior na seleção brasileira disputando e bem o Mundial de Juvenis e depois em vários clubes como Palmeiras, no Uruguai, e tantos.
Que Deus na sua infinita bondade o acolha no Paraiso amigo Fred Testa.