Search
sábado 11 janeiro 2025
  • :
  • :

Reminiscências – De e com Adilson Barbosa: 3º Capítulo

Primeiramente quero pedir desculpas por um lapso indesculpável. Mudei o nome do meu amigo Osvaldo para Antônio Crisante. Como sei que ele me perdoa, vamos em frente Osvaldo Crisante.

Mudando um pouco de categoria, passo agora a citar os Juvenis que tiveram grandes momentos em nossa cidade. Tínhamos em determinada época um excelente campeonato de Juvenis abrigando E. C. Taubaté, Grêmio Juta Fabril, CTI, Predial, e outros que a memória não me permite confirmar.

Rercordo – me bem que o campo do Predial ficava ali onde hoje temos o Ginásio Municipal Professor Ezequiel, e joguei muitas vezes neste campo de futebol, nem tanto pelo juvenis, muito mais pelos adultos mesmo e neste caso, pelo Unidos Clube cujo cenário de jogo ficava mais ou menos onde é a Delegacia de Polícia. Este teve um fim mais rápido. Tive a oportunidade de jogar nos dois campos.

Nos juvenis, mais acompanhava os times que eram bons e lembro de alguns nomes de atletas, especialmente do Predial como os irmãos Bizarrias, Tito, Celso e Toninho, este mais nos infantis. Tito, se não estou enganado, começou jogando como goleiro, muito bom por sinal, chamado até de Pianósqui (goleiro internacional acho que Yugoslávio), famoso na época. Depois Tito foi para a zaga e foi excelente marcador e de categoria.

Celso, seu irmão era um atacante ou meio campo, os dois eram bons. Tito de mais nome e prestigio. Hoje acho que mora em Caçapava e aposentado da Caixa Estadual. Pitui um moreno forte meio cheinho bom jogador e habilidoso tipo volante. Não tenho um certeza absoluta, mas Aquiles e Jonny seu irmão jogavam pelo Predial, o primeiro meio campista, atacante e o Jonny zagueiro forte. Outros como Joca e seu irmão Pistola, irmão do Padre Fred. Bons jogadores.

O Grêmio Juta Fabril possuía um time forte respeitado, jovens talentosos, mas os nomes não me vem a cabeça, e me recordo de um tal de Nem, excelente atacante e goleador, e davam muito suor para o Predial que tinham como treinador o citado Domingão, Antônio Verneck já anteriormente citado.

O E.C. Taubaté tinha uma garotada muito boa e quem não gostava de jogar lá onde as revelações as vezes tinham oportunidades no time de cima. Um jogador que me impressionava nas preliminares do time principal , era o jogador de apelido “ Viciado” que era da região da Vila S. José , baixinho, e muito bom, famoso. Eu gostava de vê-lo jogando e aprendia muito com ele. Seu nome eu nunca soube, sempre Viciado.

Adilson Barbosa

Alessio, quase sempre no seu CTI , estupendo avante, chegou ao time principal inclusive até no Taubaté. No futebol amador um dos jogadores que foi considerado dos melhores foi o Rui Barbosa, jogava no Predial, depois CTI inclusive como profissional também no Taubaté.

Poderia desenvolver mas quero manter nos Juvenis, pois não me recordo de jogar nos juvenis , indo direto para os amadores os times de baixo.