Neste sábado (18) completa um mês desde que os primeiros casos de infectados pelo novo coronavírus foram confirmados na região. Dos três casos confirmados em 18 de março – dois em São José dos Campos e um em Taubaté -, os números saltaram para 326 confirmados até a meia-noite deste sábado. São 23 mortes e ao menos 111 curados.
Os números são das secretarias municipais de saúde. Apesar disso, nem todos os casos reportados constavam nos números divulgados pelos governos estadual e federal, que tem balanços diferentes.
Embora a região tenha bons índices entre os municípios de SP que mais aderiram ao isolamento social, com destaque para São Sebastião, nas cidades mais populosas como São José, Taubaté e Jacareí o isolamento não tem passado da faixa dos 50% nos últimos dias. O índice ideal para evitar a disseminação do coronavírus é de 70%, segundo o Governo de SP.
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, a médica Rosa Celano, presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus em Taubaté, analisou a situação falando da perspectiva que cidades com bons índices de isolamento podem ter.
“As cidades que fizeram o isolamento social desde o início têm maiores chances de, agora, contar com uma situação mais favorável. Lembrando que nada mais será como antes. Quando começarmos a voltar com abertura de comércios, por exemplo, será necessária uma estratégia gradativa e seguindo recomendações específicas, como uso de máscaras, distanciamento de um metro e meio entre pessoas em filas, a higienização constante das mãos, não ter aglomerações, enfim, uma série de cuidados que precisaremos tomar“, disse.
Desafio
O primeiro desafio que o poder público enfrenta é a pressão por reabertura do comércio. O argumento da categoria é que se não houver retomada, pode haver um colapso econômico. A medida também garante mais gente circulando, o que vai na contramão do que prega o isolamento social.
São José dos Campos publicou um decreto nesta sexta (17) que definiu a flexibilização do comércio, que vai voltar a funcionar de forma gradual no município. Só alguns comércios que não são essenciais poderão voltar a abrir e terão que cumprir uma série de medidas, como funcionários usando máscaras, não haver lotação nos espaços e higienização constante.
Nathalina Cilona, de 96 anos, de São José dos Campos, venceu o novo coronavírus — Foto: Arquivo Pessoal
G1 Vanguarda