Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Região Metropolitana do Vale do Paraíba tem troca de Comando da PM

Nesse último dia 4 julho, a Coronel PM Eliane Nikoluk Scachetti, passou o cargo do Comando de Policiamento do Interior -1, para o Coronel PM Lourival da Silva Junior, em cerimônia concorrida na sede da Policia Militar em São José dos Campos. Presentes na troca de comando da PM, as principais autoridades da Capital, representando o Governo do Estado e também, da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, além de várias entidades parceiras na implementação de uma Segurança Pública mais eficaz, como CONSEGs, OAB, entre outras.
O novo Comandante do CPI -1, veio do CPI-9 de Piracicaba e em seu discurso de posse falou, sobre suas metas à frente da região Metropolitana do Vale do Paraíba, que engloba o Litoral Norte e Serra da Mantiqueira com cerca de 39 municípios. Segundo suas palavras, a principal preocupação é de manter o legado dos comandos anteriores, seus projetos em andamento, suas estruturas e sistemas operacionais, baseados na tecnologia e racionalidade, sem esquecer do fator humano dos sete batalhões, mais o BAESP que juntamente com outras regiões do Estado de São Paulo, são responsáveis por proteger a população de cerca de 645 municípios em todo o Estado de São Paulo.

“ A Instituição é historicamente competente nos seus 185 anos de vida e na valorização dos seus componentes. Queremos potencializar ainda mais nosso efetivo, juntamente com a dignidade da pessoa humana, fortalecendo, assim, o trabalho do Policial Militar, na região do Vale do Paraíba. E lembrar ainda que, os integrantes da corporação e componentes da sociedade, mantém parceria com todos os poderes públicos que são importantes para garantir, o máximo de profissionalismo, na questão da Segurança e preservação da Ordem Pública. A Polícia Militar é a instituição que faz questão de ser um escudo vivo e protetor diante do perigo, independente da corporação e/ou origem. Tudo isso é, fundamental para alcançarmos mais tranquilidade e fortalecermos ainda mais nossa união nesses objetivos, finalizou”

A Coronel Nikoluk que deixou o comando do CPI-1 faltando 190 dias para completar 30 anos de carreira se despediu dos 4 anos e meio de gestão, visivelmente emocionada e feliz. Para ela, os dois anos em que ficou à frente do 5* BPM-I, em Taubaté ajudaram a crescer em experiência e oportunidade de suplantar vaidades e aprender que as diferenças podem e devem sempre servir de alavanca para concretização dos objetivos. O aprendizado junto a uma equipe uníssona com a causa pública, permeado com a humanização do trabalho de cada policial envolvido, além do diálogo aberto e da consolidação de ações, fez com que as corporações com mais de 3400 integrantes alcançassem, resultados muito bons.

“A nossa participação em diversas ações operacionais inteligentes e racionais quanto ao emprego dos ativos no trabalho, em rede, na região, para fortalecermos os CONSEGs e outras entidades parceiras, sem esquecer da Imprensa, ” salientou, “nos ajudou bastante nessa busca incessante por qualidade e segurança. A lição que ficou é que, o impossível definitivamente não existe, não pode nos paralisar nunca e, os obstáculos devem, sim, ser ultrapassados com determinação e coragem”.