A exposição fotográfica “Aves de Redenção, você conhece?”, do fotógrafo redencense Celso Custódio, e o lançamento de livros de autores locais, são alguns dos atrativos da primeira edição da Expoart 2020, evento da Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico de Redenção da Serra, conjuntamente com o Instituto Cultural Santa Cruz do Paiolinho.
As atividades acontecem no próximo final de semana, 14 e 15, a partir das 10h30, na praça 13 de Maio, no centro da cidade.
FOTOGRAFIA
O trabalho de Celso Custódio traz uma amostragem das espécies de aves que habitam o território redencense, mas que nem sempre são percebidas pelo olhar dos moradores e visitantes. São 20 fotos que retratam aves como a águia-cinzenta, o trinca-ferro verdadeiro, a tesoura do brejo e o mergulhão-caçador, todos encontrados em várias áreas do município. A exposição será montada na quinta, dia 12 e sexta-feira, dia 13, no pátio da Escola Coronel Queiróz, antes de ir para a praça.
LITERATURA
Dois autores locais lançarão suas obras durante a Expoart: o poeta Benedito Fagundes, autor do livro “Acorda Poesia”, com poemas nos quais o autor traz para reflexão questões do cotidiano como o amor e a gratidão.
“São poesias que se apresentam distantes do mundo moderno e tecnológico, que tocam principalmente aqueles que têm o amor como inspiração”, afirma. Os poemas também estarão em um “varal de poesia”, expostos no local.
Já a taubateana Paola Cristina Ribeiro, cujas origens estão no bairro das Paineiras, na zona rural de Redenção, reúne em “Contos de Pedro Fernandes” uma coletânea de histórias que ouviu de seu avô Pedro Fernandes, o morador mais idoso do bairro, patriarca da família, nascido em 1926.
Química e professora da rede particular de ensino, ela afirma que tem na literatura uma de suas paixões e que resolveu colocar num livro as histórias que ouve do avô, desde criança, quando ia passar os finais de semana na casa dele. “Assim elas ficam gravadas na memória dos netos e familiares e atravessa gerações”, diz.
OUTRAS ATRAÇÕES
No sábado haverá apresentações musicais com a Banda Municipal Maestro Manoel da Rocha Filho, às 15h, e com os grupos Girassol e Amigos do Samba, às 20h30 e às 22h, respectivamente. No domingo, às 14h30, se apresenta o cantor Biel Ferreira, num show acústico, com repertório refinado de MPB.
Às 17h, haverá apresentação da peça “O Fabuloso Destino de Anália Mazzaroppi”, com alunos da Escola Fego Camargo, e do grupo de capoeira Zumbiarte, às 20h. No domingo, o escritor Maurício Pereira conta estórias de assombração, às 11h e haverá atividades para crianças com a Cia Magia do Sorriso, a partir das 13h30, finalizando-se a programação com zumba, às 16h.