A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Taubaté, divulgou nesta quinta-feira, 10, o balanço dos atendimentos prestados na rede de urgência e emergência durante o mês de janeiro e o início de fevereiro no município, em casos relacionados às síndromes respiratórias.
No primeiro mês do ano houve uma aceleração nos casos tanto de Covid, quanto de Influenza e a procura por atendimento aumentou consideravelmente. Juntos, o Pronto Socorro Municipal e as UPAs San Marino Santa Helena e Cecap realizaram 54.947 atendimentos, com a realização de 37.067 testes para Covid.
O aumento significativo na demanda fez com que a secretaria de saúde adotasse estratégias para melhorar e agilizar o tempo de atendimento. Foram instaladas tendas para auxiliar no atendimento de casos sintomáticos, agendamento para testagem nas unidades básicas de saúde, contratação de mão de obra temporária, além do remanejamento de profissionais da rede para atuação nestas unidades de maior movimento.
Em relação a dezembro de 2021, janeiro encerrou com um aumento de 762,14% nos casos diagnosticados de Covid-19, foram notificados 6.684 casos positivos e 26 óbitos.
Nos primeiros dias do mês de fevereiro, de 1 a 8, as unidades de urgência e emergência juntas contabilizaram 8.412 atendimentos com a aplicação de 3.954 testes rápidos para Covid. Em Taubaté, até o dia 8 de fevereiro foram registrados, 2.508 novos casos da doença e 11 óbitos.