O pedido havia sido feito pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, durante visita ao funeral do ex-jogador
Uma semana após a morte de Pelé, as homenagens ao maior jogador de futebol de todos os tempos não param de acontecer ao redor do mundo.
A Fifa confirmou que, até esta quinta-feira, 5, ao menos dois países anunciaram que vão batizar estádios com o nome Rei Pelé. O pedido havia sido feito pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, durante visita ao funeral do ex-jogador. Ele havia sugerido que todas as nações tivessem ao menos um estádio chamado Rei Pelé.
O primeiro foi Cabo Verde, na África. O primeiro-ministro José Ulisses Correia anunciou que deseja que o país seja o primeiro a aderir à iniciativa e informou que o Estádio Nacional, passará a se chamar Rei Pelé. O estádio fica na capital, nca cidade de Praia e tem capacidade para 15 mil pessoas.
“Pelé foi e sempre será uma figura que todos admiram, no Brasil, nos países de língua portuguesa, e no restante do mundo, é um ícone que conecta várias gerações”, disse o primeiro-ministro à Fifa.
A Colômbia também terá um estádio em homenagem ao jogador brasileiro. Ele ficará em Villavicencio.
A decisão foi anunciada por Juan Guillermo Zuluaga, governador de Meta, onde a cidade está localizada. O estádio passa a se chamar Bello Horizonte “Rey Pelé”. Construído em 1958, o local foi reformado recentemente.
Além dos dois países, a Fifa também decidiu rebatizar o campo na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, como Estadio Pelé – Fifa Zurich.
No Brasil, a avenida que passa ao lado do Maracanã, no Rio de Janeiro, também já recebeu o nome de Rei Pelé.