Search
sexta-feira 15 novembro 2024
  • :
  • :

Quem canta, sua alma encanta

“Verde mares bravio de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; verdes mares que brilhais como liquidas esmeraldas aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga e impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale a flor das águas.” Esse é um trecho da obra de José de Alencar, “Iracema”, que o poeta e seresteiro Joubert Borges de Conservatória, cidade musical e seresteira, distrito de Valença, Rio Janeiro, sempre iniciava as serenatas nos finais de semana.
Hoje, fruto do mesmo desejo, renasce a serenata em Quiririm, distrito de Taubaté.

Lá está sendo o encontro de seresteiros, poetas e amantes das melodias que nos fazem lembrar os tempos idos, em que os violões nos acordes e nos bordões faziam os seresteiros buscarem, em suas almas de poeta, o canto e os versos para debaixo das janelas das amantes e, assim, faziam suas declarações de amor . Faz referência aos bons tempos, como disse o compositor Ataulfo Alves: “Eu era feliz e não sabia!”.

Quiririm um povo festeiro com sua gastronomia , festas e danças, com certeza terá mais uma atração que poderá imitar o Distrito de Conservatória , e tem tudo para engrandecer esta serenata que já iniciou dia 17 de maio e a segunda será nesta sexta-feira dia 14, o cronograma próximas datas: 12/7, 9/8,13/9, 11/10, 08/11e 13/12; todas com início às 19h30, encerrando o ano de 2019. Prestigiem! Quem canta sua alma encanta!