A regionalização da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), que controla as vagas de leitos hospitalares em todo o Estado, voltou a ser discutida no Fórum Regional Permanente de Saúde, realizado na última segunda-feira, dia 18, em Ubatuba, por iniciativa do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV).
Ele afirmou que regionalizar a central de vagas significa aproximá-la mais dos pacientes na região onde moram, o que poderia reduzir o tempo de espera por um leito de internação. “Isso facilitaria o acesso desses pacientes aos leitos, com maior agilidade e resolutividade”, disse.
A sugestão foi reforçada pelo prefeito da cidade, Delcio Sato, e pelos demais presentes ao encontro, entre eles vereadores, secretários de saúde e membros de conselhos municipais de Saúde.
Segundo Sato, o futuro hospital regional do Litoral Norte, que está sendo construído pelo Estado em Caraguatatuba, precisa priorizar a região – assunto também discutido durante o Fórum – sendo a regionalização do CROSS, um fator importante para que isso ocorra.
Outras demandas levantadas no encontro foram a participação do Estado no financiamento do Samu, hoje custeado pelo governo federal (20%) e pelo município (80%), e a demora na realização de exames de biópsia que não estão sendo atendidos no AME de Caraguatatuba, obrigando os pacientes a se deslocar para outros municípios.
A ideia de uma central regionalizada já havia sido discutida no Fórum realizado em 22 de junho, em Taubaté e foi encaminhada logo após, ao secretário de Saúde, David Uip, em documento entregue pessoalmente pelo deputado Padre Afonso, com a síntese daquele encontro.
Proposta de regionalização da central de vagas hospitalares ganha reforço no Fórum Regional de Saúde
set 20, 2017WebmasterSaúdeComentários desativados em Proposta de regionalização da central de vagas hospitalares ganha reforço no Fórum Regional de SaúdeLike
Previous PostGrupo Escoteiro Amizade é homenageado na Câmara Municipal
Next PostAtrações noturnas e segurança: Vereador pede que Prefeitura realize ações na Praça Dom Epaminondas