Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Projeto Viva o Choro de Taubaté

O Clube do Choro Waldir Azevedo, de Taubaté, entra na última fase de gravação do disco do projeto “Viva o Choro de Taubaté”, registro inédito de composições da velha guarda do choro na cidade, com a participação de um convidado especial. O músico paulistano Edmilson Capelupi, violão de 7 cordas, referência no seu instrumento no choro, esteve ontem, dia 12 com o grupo para a gravação de uma faixa de autoria do veterano maestro Roberto Vinagre, intitulada “Menino Teimoso”.

As gravações do disco começaram em outubro e estão sendo realizadas no Studioum, de Giovanni Machado, em Pindamonhangaba. Capelupi participou das gravações das 14h às 19h.
A música “Menino Teimoso” foi composta na década de 70 por Vinagre e recuperada em fita K-7 a partir de transcrição do idealizador do projeto, Rogério Guarapiran. A participação de Edmilson Capelupi, instrumentista de renome internacional, promoverá a troca de experiência com os músicos do Clube do Choro Waldir Azevedo e demonstra a importância do projeto não só na cultura do Vale do Paraíba, mas nacionalmente.
Edmilson Capelupi é considerado uma referência no violão de sete cordas. Professor da Escola de Música Tom Jobim, diretor musical de Antônio Nóbrega, integra o grupo Papo de Anjo (como diretor, músico, arranjador e compositor) e participa do programa Sr. Brasil, atração comandada por Rolando Boldrin na TV Cultura. Além de tocar violão de 6 cordas, viola e cavaquinho, especializou-se no violão de 7 cordas.
O PROJETO

O projeto “Viva o Choro de Taubaté” é fruto de pesquisa realizada pelo Clube do Choro Waldir Azevedo sobre a obra de antigos “chorões” de Taubaté e renderá um CD com doze faixas inéditas – em fase final de gravação -, com obras da velha guarda do choro da cidade, além de uma série de seis shows gratuitos em cinco cidades da região, a partir do início de 2019.

O grupo iniciou há anos a pesquisa de resgate e descoberta de compositores de Taubaté, que resultou no projeto contemplado em 2018 pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), prêmio de incentivo à cultura do Estado de São Paulo. O objetivo é revisitar e gravar a obra de músicos que ajudam a contar a história do choro em Taubaté.

O registro reúne músicos regionais, instrumentistas autodidatas, incluindo os compositores, profissionais experientes e jovens músicos, além de convidados consagrados, como é o caso de Edmilson Capelupi, que gravará faixa em homenagem ao Maestro Roberto Vinagre, figura agremiadora das rodas de choro nos anos 70 e 80 em Taubaté, renomado clarinetista, solista e maestro da orquestra militar.