Mais de 15 mil crianças de escolas públicas de três municípios participarão da iniciativa, que conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania.
Cuidar do presente para garantir o futuro. É a partir dessa proposta que a vida de duas crianças se encontra na peça “Presente de Cecília”, que tem o objetivo de despertar a consciência ambiental e a inclusão social em estudantes da rede pública de três municípios.
O espetáculo conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos – uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, que vive no presente, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
“Nosso intuito é plantar a semente da responsabilidade socioambiental nas crianças. Queremos que elas sejam multiplicadoras da mensagem de que é preciso agir hoje para garantir o amanhã, e que entendam seus direitos e responsabilidades nesse processo”, ressalta Hugo Nery, presidente da Marquise Ambiental, que faz parte do Grupo Marquise, um dos idealizadores do projeto em conjunto com a empresa House Cultura.
A diretora artística da peça, Maria Vitória, comenta que a história tem um final feliz. “A geração presente consegue salvar a geração futura.
Queremos que toda essa garotada entenda a força que tem para ajudar a salvar o planeta das interferências humanas feitas de forma irresponsável para que a gente também tenha um final feliz”, finaliza.
Gustavo Wanderley, diretor de planejamento da House Cultura, explica que, além dos atores principais, o espetáculo contará também com a participação de um intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), reforçando o contexto social dessa ação. “Não será apenas uma tradução do texto. Será um ator encenando e fazendo parte de todo o enredo”, explica.
Após o espetáculo, que será encenado no Teatro Metrópole, os estudantes irão participar de jogos interativos sobre as diferenças entre os tipos de lixo, hoje chamados de resíduos, e também receberão materiais educativos sobre o tema desenvolvidos pelo programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, que desenvolve, desde 2005, uma série de atividades visando a conscientização de crianças e comunidades de grandes pontos geradores de lixo em diversos municípios brasileiros.
O projeto do espetáculo “Presente de Cecília” foi concebido pela House Cultura e pelo Grupo Marquise, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Taubaté através da Secretaria de Educação.