Search
terça-feira 26 novembro 2024
  • :
  • :

Projeto oferece oportunidade para jovens se aproximarem do meio ambiente

Aprendendo com a Mata Atlântica realiza atividades de vivência na natureza
Estão abertas as inscrições para o projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica que tem como objetivo proporcionar experiências para professores e alunos, em meio à natureza, como forma de expandir os aprendizados obtidos na sala de aula. O projeto realizará entre abril e julho de 2019, diversas atividades lúdicas e interativas em ambientes como trilha interpretativa, jardim sensorial, centro de interpretação e viveiro de mudas nativas, localizados no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil, em Itu. As pré-inscrições vão até 27 de março e as escolas selecionadas serão informadas até o dia 29 de março.
O projeto busca despertar uma reflexão sobre as relações entre homem e meio ambiente, usando a Mata Atlântica como exemplo, ampliando assim a consciência socioambiental entre os participantes, principalmente os jovens. O projeto é gratuito e aberto para todos os públicos, mas será dada prioridade para grupos acima de 14 anos e para estudantes do ensino médio.
“O projeto existe desde 2010 e recebeu mais alunos dos ensinos infantil e fundamental. Queremos nesse ano proporcionar essa experiência e instigar reflexões principalmente entre os jovens, pois estamos falando de uma geração com extremo potencial de mobilização e transformação“, destaca Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.
As visitas são agendadas em grupos de 20 a 45 pessoas e acontecerão das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30, de terça a sexta-feira. Estima-se que este ano, o projeto impacte 4 mil pessoas, em sua maioria de instituições públicas.
Outro objetivo é trabalhar a importância da Mata Atlântica, mostrando que os visitantes moram em regiões que fazem parte dessa floresta, destacando a importância de políticas públicas em prol do bioma.
Lançado em 2010, o projeto já beneficiou mais de 48 mil pessoas com atividades de educação ambiental a partir da metodologia do Aprendizado Sequencial. Trata-se de uma abordagem fundamentada na visão de que a experiência humana está em permanente evolução e de que os sentimentos, pensamentos e ações a partir do contato com a natureza, são fundamentais para o desenvolvimento individual e social.