Gestores e professores da EMEI José Dirceu de C. Carneiro, no bairro Santa Tereza, implantaram esta semana o projeto Mesa Posta para envolver cerca de 160 alunos com o momento da refeição, combatendo o desperdício.
As crianças, com idades entre 2 e 5 anos, se organizam em duplas, por sala. Essas duplas visitam diariamente a cozinha da unidade e recebem orientações sobre os alimentos, têm contato com verduras e legumes e depois, além de informarem aos colegas o cardápio do dia, são responsáveis por colocar a mesa e organizar a chegada dos amigos. O colega alérgico, que apresenta restrições alimentares, fica sempre sentando na ponta da mesa para indicar sua condição. Na escola, 11 alunos são alérgicos a algum tipo de alimento.
Os alunos vivenciam no momento da merenda algo que deveria ser feito em todas as refeições. Como passam maior parte do tempo na escola e muitas vezes não possuem isso em casa, podem valorizar esta hora, socializar e prezar pela limpeza e pelo zelo com a comida e com os colegas. Após o início do projeto, já houve redução de 40% no desperdício de alimentos. Também houve redução na sujeira após a refeição.
A comida descartada é recolhida diariamente por uma pessoa da comunidade que alimenta a criação de animais.