“Mestre Justino e sua Arte Eterna” abrirá as exibições do projeto
Taubaté será contemplada, a partir de sábado, 29 de junho, com o “CIC – Cinema, Inclusão e Cidadania”, projeto de incentivo ao cineclubismo por meio de projeção de filmes (longa, média ou curta-metragem), especialmente independentes, com promoção de debates sobre as obras, com possibilidade de participação de cineastas, realizadores, produtores audiovisuais. As atividades do CIC têm fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia Criativa da Prefeitura de Taubaté; da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
O “CIC – Cinema, Inclusão e Cidadania” tem o objetivo de promover o cineclubismo em Taubaté e na região. “O cineclubismo estimula a socialização, a educação e a difusão cultural, com a promoção de debates e reflexões sobre a sétima arte e questões sociais”, explica o curador e produtor executivo, cineasta André Ferreira.
A primeira sessão ocorrerá às 14h, no Cineclube Rede Cidade “Coronér Pituba”, situado na Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa, 540 – centro de Taubaté, com a apresentação da obra “Mestre Justino e sua Arte Eterna”. O documentário tem direção de Dimas Oliveira Júnior, direção de fotografia de Marcelo Caltabiano e produção de Rafael Prando, parceria T7 News Jornalismo e Ponto de Cultura Magdalena Guisard. O filme nos apresenta a visão de renomados artistas plásticos e restauradores, como Acácio Netto, Duda Mattos, Márcio Gotardi e Margarida Fournier, mergulhando no universo único e fascinante das obras do grande muralista “Justino”, reverenciado como um verdadeiro mestre em sua arte, sendo uma emocionante homenagem ao renomado artista plástico.
Serviço:
“CIC – Cinema, Inclusão e Cidadania”
Local: Cineclube Rede Cidade Coronér Pituba
Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa, 540 –centro.
Proponente e produção: Rede Cidade de Comunicação e Cidadania / TV Cidade
Co-produção: Coletivo de Cinema da Cidade, Alfa Produções, Kilometrarte, Felício Neto, Caipira Filmes e Escola de Mídia Comunitária
Realização: Lei Paulo Gustavo; Secretaria de Cultura, Economia Criativa da Prefeitura de Taubaté; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal