A movimentação na Estrada das Sete Voltas, zona rural de Taubaté, foi um pouco diferente da rotina que os moradores estão normalmente acostumados, no final de semana. Em especial, para os residentes na altura do quilômetro 10, onde existe uma cavidade artificial aberta nos anos 40 do século passado para exploração de minérios proveniente do carbono. O lugar, conhecido como “Caverna do Grafite”, com o tempo passou a ser ponto turístico e referência na região.
Neste sábado, 8, o Coletivo de Cinema da Cidade realizou em parceria com a TV Cidade, ALFA Produções, Kilometrarte, Caipira Filmes, Felício Neto e o Projeto Sertões de Taubaté, a projeção do filme “Monólogo de Um Ser Louco”, no interior da caverna. A moradora Nazaré Vitor conta que o filme trouxe à tona lembranças sobre o esposo, já falecido, que sempre repetia o ditado que “de louco todo mundo tem um pouco”. Para a sitiante, a exibição foi algo inusitado e emocionante. “A gente passa pra lá e passa pra cá e vê aquele buraco e nunca vem na cabeça que poderia servir para cinema”.
Silésio Tomé, coordenador do Projeto Sertões de Taubaté, disse que a repercussão foi muito positiva. “O pessoal achou a ideia bastante radical. A gente vê que as pessoas são carentes de coisas novas, especialmente na roça”. Já o roteirista Manoel Messias, também ator do curta-metragem, revelou que o filme mexeu com as emoções. “Rodamos o trabalho em 2013 neste local e, depois, não voltei mais aqui. Ver o filme projetado neste ambiente me despertou sensações que eu não havia sentido quando escrevi o texto”, afirmou.
A obra tem roteiro e interpretação de Manoel Messias. A direção é de Luiz Claudio Daniel, com montagem de André Ferreira e fotografia de Alex Gafanha. O evento integra uma série de atividades planejadas pelo Projeto Sertões de Taubaté para valorização do patrimônio histórico, social e paisagístico da zona rural da cidade, dentro do antigo “Caminho do Ouro Paulista”, trajeto reconhecido recentemente pela Câmara de Taubaté, como patrimônio cultural.
Outras informações:
Coletivo de Cinema da Cidade (12) 98259-5684, André Ferreira.
Projeto Sertões de Taubaté (12) 99743-9700, Silésio Tomé.