Hoje em dia, o dinheiro anda curto mas, quem quiser contribuir com a Causa Animal, mesmo sem dinheiro, já consegue! Pode contribuir de uma maneira diferente e fácil. Basta juntar tampinhas de garrafas plásticas (refrigerante, água, amaciante, produtos de limpeza, shampoo, creme dental remédios, requeijão, maionese, enfim todas tampas feitas de plástico rígido, o polipropileno).
Como fazer? Comece guardando em casa e, depois leve a um ponto de coleta, à disposição da boa vontade alheia para que de tampinha em tampinha cheguemos a tonelada. Por exemplo, num condomínio ou escola, fale à respeito com os seus vizinhos e amigos para ter um ponto de coleta no seu próprio prédio ou trabalho. Divulgue essa boa ação! Comece então, a separar individualmente as tampinhas. Vamos transformar um gesto pequeno, numa ação legal!
Objetivo: Transformar tampinhas plásticas em recursos, visando apoiar entidades da Causa Animal, leia-se, ONGs e Protetores Independentes do município de Taubaté, na compra de ração para animais abandonados/resgatados e cuidados por elas, ou seja, estaremos transformando muitas vidinhas com uma ação simples.
O PROJETO “DE DEPET PARA PETS”, além de ajudar a Causa Animal vai colaborar ainda, com a preservação do Meio Ambiente, produzindo menos lixo, que nem sempre é descartado corretamente pelas ruas da nossa cidade. A principal meta é envolver, o maior número de pessoas da comunidade local para participarem dessa ação rotariana, cujo caráter educativo se propõem a trazer com um gesto fácil, uma solução maior, em prol de um projeto de amor.
Benefícios: Ao darmos um destino adequado aos resíduos plásticos, a sociedade se mobiliza e faz a sua parte social e, principalmente, ambiental, através de uma solução fácil que resulta numa conduta de cidadania e civilidade, com certeza. Daí sua enorme importância para nós, como um todo. O melhor impacto da campanha “DE PET PARA PETS”, está na integração e no desenvolvimento da consciência socioambiental, além é claro, do lado financeiro, que ajudará a tirar dos ombros dessas entidades, o ônus de salvaguardar a vida de centenas de animais abandonados à própria sorte, sem ajuda, do Poder Público. Os pets abandonados agradecem.
Como funciona essa economia circular: Quando fazemos compras, basta olharmos o carrinho do supermercado para ver, a quantidade de embalagens plásticas descartáveis, das quais, menos de 30% são reaproveitadas. O restante acaba poluindo nossos rios e mares, entupindo bueiros e provocando enchentes. O material plástico, no entanto, possui uma vida circular bem longa e pode ser reutilizável em várias aplicações. No Projeto “DE PET PARA PETS”, depois da venda esse material, ele será moído e passará pela extrusão, que faz o derretimento em grão para a matéria-prima. Em dois dias de processamento, esse material o plástico volta para a indústria. Aí pode ser usado várias vezes, na fabricação de utensílios domésticos, como por exemplo, vassouras, baldes, escovas, bacias etc.
Tampinhas plásticas de água, refrigerante, leite, remédios, amaciantes, detergentes, maionese, shampoo, creme dental, requeijão, canetas esferográficas, potes de sorvetes, etc. podem ser doados. As tampinhas plásticas são feitas de polipropileno, uma matéria –prima de primeira de qualidade que acaba sendo desperdiçada. O seu valor agregado aumenta se for separado por cores. Esse material será encaminhado para reciclagem com parceiros e, a verba obtida com a venda, será revertida para compra de ração para essas entidades que resgatam e cuidam dos animais abandonados.
Área geográfica de atuação: O projeto “DE PET PARA PETS”, terá ´postos de coleta das tampinhas plásticas em lojas, restaurantes, escolas, universidades e Shoppings. Agora recolhemos na Casa Amizade Taubaté (Av. Saudade, 81) e retiramos.
Faremos também, palestras rápidas em escolas municipais/ particulares e empresas para conscientização sobre o valor desse material que se torna, uma moeda eficiente de solidariedade, ajudando a preservar o Meio Ambiente e, principalmente, mostrando o quanto, o respeito e os cuidados com os animais são importantes. A coleta poderá ser feita em galões com o rótulo oficial da campanha ou mesmo numa caixa papelão com o logotipo da ação, além de cartazes e material de identificação visual do projeto. Participe!