O projeto contempla atividades sobre os riscos e danos ao meio ambiente pelo descarte irregular de lixo
Amanhã, sábado, dia 30 e segunda, dia 2 a Suzano, em parceria com a prefeitura de Caçapava e com o Instituto Suinã, realizará o “Mutirão Ambiental Caçapava Velha” com a comunidade local e, posteriormente, com os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Zélia de Castro Marques, localizada próxima à Fazenda Gaspar, da Suzano. No sábado, a concentração será às 8h30 na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, no bairro de Caçapava Velha.
O mutirão é resultante do projeto de conscientização ambiental desenvolvido pela Suzano com o Instituto Suinã, que promoveu palestras e dinâmicas de educação ambiental na escola, destacando os problemas provocados pelo descarte irregular de lixo no meio ambiente. A ação também contemplou atividades com a comunidade e com o poder público, principalmente no mapeamento dos principais pontos utilizados para o descarte de resíduos na região.
“A própria comunidade está se engajando neste trabalho com ações que beneficiarão o bairro. As crianças foram as responsáveis pelo levantamento das áreas onde estavam os resíduos, motivando a limpeza e a fiscalização do local para evitar que outros descartes sejam feitos”, explica a gestora do Instituto Suinã, Fernanda Scalabrino.
A prefeitura de Caçapava será a responsável pela destinação correta do lixo. No local será construído um mini jardim com plantas ornamentais doadas pela Suzano. O objetivo do projeto é criar uma rede de conscientização para eliminar o impacto ambiental proveniente do descarte irregular em áreas particulares e despertar o “senso de dono” para que a própria comunidade não permita que outros resíduos sejam despejados no local.
“O monitoramento constante das áreas facilita a identificação de situações que coloquem em risco a região e que contribuem para a degradação do meio ambiente. Por isso desenvolver ações de conscientização e promover o engajamento da comunidade na preservação e conservação das áreas geram resultados positivos para todos”, afirma Rafael Baroni, coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano.
A área de Meio Ambiente Florestal da Suzano faz a gestão do Processo de Ocorrências Ambientais nas áreas Florestais, monitorando e auxiliando as equipes operacionais nas tratativas das ocorrências de erosão do solo, depósito de lixo clandestino, caça e pesca clandestinos, plantas invasoras, incêndios e a presença de gado em Áreas de Preservação Permanente (APP) localizadas dentro de suas fazendas.