Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Professores e gestores de Pinda participam de nova formação de projeto do IEE

Com o apoio da Novelis, iniciativa irá capacitar 40 profissionais da educação, divididos em dois grupos

O Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), volta ao município de Pindamonhangaba. Com o patrocínio da Novelis, via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, o segundo encontro de 2019 na cidade será realizado na quarta, hoje, dia 6 e quinta-feira, dia 7, na Casa Transitória Frei Fabiano de Cristo, no bairro Crispim. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

A formação irá capacitar 40 professores e gestores públicos da rede municipal de ensino. Esse segundo encontro contará com a participação do professor Dr. João Batista Freire, consultor do IEE e professor visitante na Universidade do Estado de Santa Catarina, professor aposentado da Unicamp. Freire é Livre Docente em Pedagogia do Movimento pela Faculdade de Educação Física da Unicamp e autor de diversos livros na área de educação física e pedagogia do jogo.

“Para este módulo, nossa expectativa é aprofundar os conhecimentos na área da pedagogia do jogo e da alfabetização corporal, contando com a fala do Professor Dr. João Batista Freire”, afirma Ceres Prado, subcoordenadora do IEE.
“A presença do professor, além de trazer os conteúdos da aula em si, apresenta uma referência na área da educação física, alfabetização corporal e pedagogia, que pode despertar o interesse dos participantes do curso para se aprofundarem nas temáticas”, completa Alexandre Arena, coordenador do IEE.

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sétimo ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 14 cidades de oito estados (Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Amapá e Mato Grosso) para capacitar cerca de oitocentos professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.