Search
terça-feira 26 novembro 2024
  • :
  • :

Professores de Taubaté aderem a aplicativo que avisa aos pais ausência de alunos

Escolas da rede municipal trocam papel por diário digital
A evasão escolar no Brasil ainda é um desafio para escolas, responsáveis e todo o sistema educacional. Gera desistência dos estudos e, consequentemente, exclusão social e profissional. Em Taubaté, 14 escolas da rede municipal participam de um projeto-piloto que tem como objetivo empoderar professores, diretores escolares e as famílias com tecnologias para combater a evasão. A ação faz parte de uma parceria gratuita entre a Secretaria Municipal de Educação e a startup Mira Educação.
Os professores destas unidades escolares passaram a registrar informações sobre a presença ou a ausência do aluno via aplicativo Mira Aula, que contém um diário de classe digital. As mensagens informando as faltas são enviadas via SMS para os responsáveis automaticamente, em até 24 horas. Elogios e pontos a melhorar sobre os alunos também podem ser registrados pelo professor e enviados uma vez por semana para a família.

Além da frequência e do comportamento dos estudantes, o professor também lança no diário de classe digital o conteúdo da aula. As informações também são encaminhadas para Secretaria Municipal por meio de relatórios, elaborados com inteligência de dados. O app não demanda acesso à internet via Wi-Fi ou 3G para o funcionamento em sala de aula. Com o celular em mãos, o professor só precisa de alguns toques para preencher o diário de classe digital. Em Taubaté, o objetivo é ampliar a ação para todas as 119 escolas da rede municipal até 2019. “Nossa missão é criar tecnologias que ajudem a comunidade escolar a agir pela melhoria constante da educação. Não basta que a solução gere uso, ela precisa causar impacto sempre”, afirma Rangel Barbosa, diretor executivo da Mira Educação.

Para a coordenadora de Educação Especial e Diversidade Escolar da Secretaria Municipal de Taubaté, Suellen Patareli Miragaia, o monitoramento diário da frequência do aluno é fundamental para o bom desempenho do aprendizado. “A partir do momento que temos uma ferramenta como esta, é possível identificar o aluno que corre o risco de se evadir no fim do ano. Com esta informação em mãos, o professor poderá trabalhar pontualmente cada caso”, afirma.

Sobre a Mira Educação: Criada em 2016, é uma startup que tem como missão apoiar o combate à evasão e a melhoraria da proficiência do alunos das escolas públicas. A empresa cria tecnologias educacionais para dar mais transparência e eficiência aos processos de aprendizagem e gestão escolar, empoderando gestores públicos e a comunidade escolar com soluções tecnológicas confiáveis e informações precisas.