Search
terça-feira 24 dezembro 2024
  • :
  • :

Procon-SP encontra irregularidades em 510 estabelecimentos

Os principais problemas estão relacionados a informação de preços das mercadorias
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, realizou entre os dias 11 e 19 de dezembro a Operação Natal na capital e em 37 cidades do interior e litoral localizadas nas áreas de atuação de suas regionais em Bauru, Campinas, Santos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Os principais problemas encontrados estão relacionados a informação de preços das mercadorias. Vão desde produtos sem preços à vista, produtos com código referencial, mas sem respectiva tabela de preços, precificação por meio de código ou unicamente por meio de código de barras, e até dois preços para o mesmo produto, entre outros problemas.

Na capital
De 292 estabelecimentos visitados, 80 apresentaram irregularidades, cerca de 27% do total vistoriado.

No interior e litoral
De 860 estabelecimentos visitados, foram autuados 430, 50% do total vistoriado.
A Operação Natal da Fundação visitou comércios de rua, shoppings e grandes redes varejistas e inspecionou uma série de obrigações legais do fornecedor, principalmente a disponibilização de exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta, exposição de todos os preços, produtos com rótulos e etiquetas em língua portuguesa, prazo de validade em dia e informação clara sobre formas de pagamento, trocas e fila preferencial.