O secretário da Justiça e de Defesa da Cidadania e presidente da Fundação CASA, Márcio Fernando Elias Rosa, debate hoje, sexta-feira, dia 10, às 10h30, na Câmara Municipal de Taubaté, o funcionamento do sistema socioeducativo, especialmente a execução, durante o 1º Seminário sobre Atendimento Socioeducativo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte: Desafios da Socioeducação.
O evento é organizado pela Promotoria da Justiça de Taubaté e reune profissionais de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) da cidade de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.
O Seminário aconteceu ontem dia 9 e hoje, dia 10, também sempre às 9h. No primeiro painel de abertura, o diretor Técnico da Fundação, Adilson Fernandes de Souza, falou sobre o relacionamento entre os entes públicos na gestão da medida socioeducativa.
A discussão teve mediação da diretora da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), da Fundação CASA, Marly Moura. A DRVP responde pela supervisão dos 12 centros socioeducativos correspondentes à região administrativa do Vale do Paraíba.
Ainda na quinta, o diretor do CASA de Semiliberdade de São José dos Campos, Marcos Valdir da Silva, e a chefe de Seção Técnica da DRVP, Maria Moradei, analisaram se as medidas socioeducativas de meio fechado – internação e semiliberdade – são meios de socioeducação ou punição.
Com outros profissionais, os debates ainda se estenderão à análise dos modelos de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade (medidas socioeducativas de meio aberto) e a utilização de práticas restaurativas.
Após o debate de hoje, às 13h30, o secretário da Justiça e presidente da CASA realiza visita técnica ao CASA Taubaté, para conversar com os funcionários, analisando como está o trabalho de execução da medida socioeducativa de internação e o programa de internação provisória.
O secretário também pretende discutir meios alternativos à internação, como a aplicação de medidas de meio aberto, como a liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade.
Desde o dia 27 de julho, o presidente da CASA tem visitado centros socioeducativos no Estado de São Paulo para conhecer pessoalmente o trabalho realizado no atendimento aos adolescentes autores de ato infracional.
Elias Rosa responde pelo expediente da presidência da Fundação CASA desde o dia 5 de julho, por nomeação do Governador Geraldo Alckmin, após o término do mandato da procuradora do Estado Berenice Giannella, que ficou 12 anos à frente da Instituição.
Presidente da Fundação CASA participa de seminário sobre socioeducação em Taubaté
nov 10, 2017WebmasterEventoComentários desativados em Presidente da Fundação CASA participa de seminário sobre socioeducação em TaubatéLike
Previous PostCentrais Sindicais protestam hoje contra reforma da Previdência
Next PostSabesp renova contrato com Taubaté e anuncia investimentos de R$ 265,7 milhões