A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, planeja o “Mutirão Taubaté Saúde Dia e Noite” para reduzir drasticamente a fila de espera por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias.
O processo de licitação tramita pelos setores da Prefeitura para breve publicação. A intenção é de que no final de outubro, a população já possa ser atendida. Taubaté conta com uma demanda reprimida há anos e que foi impactada pela pandemia. A estimativa é que cerca de 15.000 pacientes estejam aguardando por consultas com médicos especialistas, 16.400 estejam esperando por cirurgias e aproximadamente 9.000 aguardando exames no Centro de Especialidades Médicas e outros 7.000 por exames de alta complexidade.
A Administração Municipal, após análise da demanda, irá promover o mutirão que atenderá as áreas de Urologia, Oftalmologia/Catarata, cirurgia geral (hérnia e vesícula) e cirurgia vascular. Além de exames como ultrassom, colonoscopia, endoscopia e atendimento para fisioterapia. Em um outro momento, conforme a necessidade, o mutirão poderá ser ampliado atendendo outras especialidades.
Serão investidos R$ 6.850.000,00 com recursos próprios e aportes financeiros dos governos do Estado e Federal.