Desde o final de dezembro, os casos de síndrome gripais aumentaram de forma consistente no município fazendo com que o fluxo de pessoas que buscam atendimento nas unidades de saúde tenha crescido na mesma proporção.
Unidades cheias e por consequência a demora no atendimento acontece com frequência e para minimizar o problema, a Prefeitura de Taubaté tomou algumas atitudes que visam melhor atender a população.
Mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem foram enviados às UPAs e UBSs, equipes para triagem foram aumentadas nestas unidades e uma tenda para auxiliar o atendimento, realizando testes de Covid-19 foram algumas ações promovidas pela Secretaria de Saúde. Foram também disponibilizados mais mobiliários para que as pessoas possam aguardar pela consulta médica com mais conforto.
Neste momento em que o município sente o reflexo das festas de final de ano, com o crescimento no número de casos positivos de Covid e de gripe, a Prefeitura trabalha para agilizar o atendimento e pede compreensão a população.
Todas as unidades de saúde estão preparadas para receberem pacientes, mas a orientação da Secretaria de Saúde é para que a população se atente aos sintomas. Em casos leves buscar atendimento nas unidades de Pamos e ESFs, das 8h às 11h e das 12h30 às 15h e nas UBSs Mais que funcionam das 8h às 18h. Casos agravados devem imediatamente se deslocar a uma UPA.