A prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura, realiza a 60ª da Festa do Folclore da Rua Imaculada, de 20 a 22 de agosto. Em 2020, por conta da pandemia do Covid-19, a festa não foi realizada, e neste ano a edição será on-line, com apresentações de artistas e documentários em vídeo, além de catálogos virtuais.
Na programação deste ano, as entrevistas trazem a história da festa. As figureiras e figureiros irão falar da sua representatividade para o bairro Imaculada, com apresentações de seus trabalhos e a ligação desta arte com a festa do folclore.
Os moradores da Rua Imaculada também serão representados na Festa, que contarão um pouco do início das festividades, trazendo a memória da comunidade. Os mestres da cultura popular também foram convidados para falar das lembranças e a representatividade de seus fazeres culturais para festa do folclore, além das suas experiências como mestres.
A culinária será apresentada em dois vídeos, que vão abordar a tradição dos pratos típicos e ainda ensinam a preparação.
E claro, as músicas e as danças típicas não ficarão de fora, com apresentações dos grupos de cultura popular do município, com violeiros, cantores e duplas que trazem um histórico de atuação na festa do folclore.
Todos os vídeos serão postados nas redes sociais da prefeitura de acordo com a programação abaixo:
20/08 (SEXTA-FEIRA)
20h:
– Solenidade de Abertura
– Vídeo-Documentário: A Festa do Folclore através do tempo
Participação do Professor Armindo Boll e com Figureiras e Figureiros do bairro e da Casa do Figureiro, além de apresentação de imagens de Festas do Folclore das antigas
21/08 (SÁBADO)
10h – Fala, Mestre!
Entrevista Mestre Paizinho e Mestra Joaquina
13h – A hora da cozinha caipira
Entrevista e vídeo-receita com Vagner Campos, cozinheiro da culinária caipira
15h – Folclore: o olhar taubateano
Catálogo Virtual – IV Mostra de Arte “Aspectos do Folclore Paulista”
18h – Mãos de Barro
Figureiros e tradições: história, cultura e folclore da Rua Imaculada
Editora Casa Cultura – Ricardo A. S. C. Vasconcelos
20h – Os Sons da Imaculada
Música e dança com N’Golo Brasil Capoeira e Maculelê N’Golo Brasil
22/08 (DOMINGO)
10h – Fala, Mestre!
Entrevista Pedrinho Sertanejo e Mestre Luizinho
13h – A hora da cozinha caipira
Entrevista e vídeo-receita com Betinha, figureira e tradicional na produção dos bolinhos caipiras da Festa
15h – Folclore: o olhar taubateano
Reedição comentada e explicada do Boletim nº1 “As Breganhas de Relógios de Taubaté” da Sociedade de História e Folclore de Taubaté, de 1948.
18h – Mãos de Barro
Oficina de Modelagem em Argila
Giovana Goeldi – Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi
20h – Os Sons da Imaculada
Música com Sandromar e Silvinha
Música com Matagal com Monteclaro
A FESTA DO FOLCLORE
A primeira festa da Rua imaculada ocorreu em 1960 e, em sua primeira edição, organizada por Maria Luiza Santos Vieira, Ilho (ou Irio) Teodoro e Casimiro Galvão, em 29 de junho, dia de São Pedro e São Paulo, foi realizada uma festa junina que contou com apresentação de quadrilhas, música, comidas e bebidas.
Nos anos seguintes, a festividade foi repetida devido ao sucesso do primeiro ano e depois outros moradores passaram a participar da organização. Na década de 1970, a prefeitura fez parceria com os moradores para organizar a festa e com o tempo administração assumiu as preparações da festa.
O evento cresceu e o destaque continuou por conta das manifestações folclóricas como as danças, músicas, comidas e bebidas, além de outros aspectos típicos que são trazidos pelos moradores.
No decorrer do tempo, a festa foi ampliada e incorporou outras apresentações folclóricas, mobilizou o número maior de pessoas e foi modificando-se até adotar um aspecto mais similar ao que conhecemos nos dias de hoje, chegando até mesmo a mudar de lugar, quando foi realizada no bairro Campos Elíseos, até que em 2007, cedendo aos pedidos populares, a prefeitura voltou a organizar a festa na Rua Imaculada.