A artesã e líder comunitária Cecília Gabriel, pré-candidata a vice-prefeita de Taubaté na chapa do Partido dos Trabalhadores encabeçada por Salvador Khuriyeh, defende uma administração participativa “como é a marca das administrações municipais do PT em muitas cidades”.
Segundo Cecília, a população sabe melhor quais são as prioridades do seu bairro, e esse respeito ã opinião dos moradores “é a grande diferença entre o modo petista de governar e os demais, que impõem soluções de cima para baixo, nem sempre atendendo as reais necessidades”.
Preparando-se para a convenção que oficializará as candidaturas, a artesã adiante que entre as prioridades de uma gestão do PT em Taubaté estão a saúde, a educação e a cultura, com muita atenção às crianças, as mulheres e aos idosos. Cecília espanta-se com as filas para exames médicos, como para uma simples endoscopia, que chega a demorar dois a três anos. Ela tem experiência como voluntária que sempre foi junto ao Centro de Saúde local, e como integrante ao Conselho Municipal de Saúde, hoje esvaziado.
A pré-candidata está achando o começo da pré-campanha eleitoral mais favorável do que esperava. “Pensei que encontraria muita resistência ao PT, mas não é isso que estou sentindo na população. As pessoas lembram-se que a vida, para a grande maioria, os trabalhadores, estudantes, servidores públicos era muito melhor durante os governos petistas. Além disso, há uma fadiga com o PSDB, que tornou-se um partido elitista, incapaz de atender aos mais pobres, e muito envolvido em escândalos de corrupção. As pessoas querem mudanças, mas não aventuras, e por isso mostram simpatia ao PT pela sua experiência administrativa nos vários níveis”.
Além disso, ela afirma que “pedir apoio ao Salvador é muito gratificante, porque ele saiu da Prefeitura com enorme aprovação, é um gestor muito mais experiente atualmente, e é o único ex-prefeito vivo de Taubaté que tem ficha limpa, jamais envolvidos em casos de desvios, “o que nenhum outro pode dizer”.
Presidente licenciada da Escola de Samba Unidos do Parque Aeroporto, Cecília Gabriel foi também presidenta da Associação de Moradores do seu bairro, e desenvolve atividades culturais e sociais como cursos de modalidades esportivas e de artesanato. Nesta área, tem enorme respeito da população, especialmente dos jovens que ali encontram lazer e aprendizado sadios, em contraste com a violência que ainda perturba a periferia da cidade.
(Por Barbosa Filho)