Search
quinta-feira 27 fevereiro 2025
  • :
  • :

Por onde andei – Museu Histórico de Taubaté encerra exposição “Via Dolorosa de Cada Uma”

por Glaucia Moraes

A psicóloga e artista visual Maria Oliveira, natural de São Paulo e radicada no Rio de Janeiro desde 1974, encerrou sua mais recente exposição individual, “A Via Dolorosa de Cada Uma”, na Pinacoteca Anderson Fabiano, em Taubaté, SP, que aconteceu entre 8 de novembro de 2024 e 23 de fevereiro de 2025.

Com mais de 30 anos de experiência como psicóloga e conferencista, Maria Oliveira estuda arte desde 1995, mas só a partir de 2018 passou a se dedicar integralmente à criação de suas próprias obras, refletindo sua percepção sobre a realidade e abordando temas como cotidiano, sociocultural, memórias afetivas, natureza, retratos e arte religiosa.

A exposição “A Via Dolorosa de Cada Uma” tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da valorização, respeito e dignidade da vida da mulher, reinterpretando a Via Dolorosa de Jesus sob uma perspectiva feminina.

É composta por 30 obras, sendo 15 representando as dores das mulheres, relacionadas à Via Sacra, e outras 15 representando as faces de Jesus e de Maria. Estas últimas foram pintadas em 2022 durante o período de residência da artista Maria Oliveira em Sevilha/Espanha, com o pintor espanhol José Luis Castrillo de Guzmán.

Workshop com técnicas artísticas encanta mulheres

No dia 22 de fevereiro de 2025, Maria Oliveira promoveu o workshop gratuito “A Arte de se Reinventar,” voltado para mulheres adultas e adolescentes, proporcionando um espaço de reflexão e desenvolvimento da autoestima e resiliência através de técnicas artísticas.

Maria Oliveira é reconhecida por sua participação em concursos internacionais, salões de arte e exposições de renome nacional. Recentemente, sua obra

“Hope” foi premiada em um concurso internacional promovido pela renomada empresa alemã Hahnemühle.
Seu acervo inclui obras na Pinacoteca Fórum das Artes em Botucatu/SP e no Museu Histórico “Dr. Renato Cordeiro” em Birigui/SP.

Para conhecer as obras que foram expostas na exposição, o catálogo digital “A Via Dolorosa de Cada Uma” (ISBN: 978-65-01-09092-4) está disponível online, assim como um vídeo explicativo sobre a exposição e o processo de pintura das obras. O catálogo digital contém imagens das obras e um texto do curador Oscar D’Ambrosio, um respeitado crítico de arte e acadêmico.

Links Importantes: – Catálogo Digital

https://issuu.com/estiloeartemaria/docs/darkgreyandorangemodernartexhibitioninstagramstory
Vídeo sobre a Exposição https://youtu.be/6IlsB2atCr0?si=OvvRLHLpeMoUEjlm