Search
sábado 16 novembro 2024
  • :
  • :

Política & Políticos – Eleições 2020 Taubaté (10)

Na terça-feira desta semana, a TV Record, realizou o segundo debate entre os candidatos a prefeito municipal de Taubaté, preparatório ao segundo turno das eleições de 2020 para o cargo.
O debate seguiu na mesma linha do debate anterior promovido pela TV Band Vale, mostrando a candidata Loreny (Cidadania) debatendo pelo institucional e o candidato José Saud (MDB), pelo ângulo informal, arroz com feijão. Loreny prega no atacado e Saud no varejo.

No debate desta semana, Saud até deu uma melhorada no seu perfil, na sua postura, tratando sua opositora com educação, respeito, chamando-a como candidata, não mais como vereadora, como ocorrera no debate anterior, o que causou mal estar.
Enquanto Loreny impõe-se como candidata próxima da realidade, incisiva, preparada Saud sai pela tangente em suas afirmações, esvaziando o assunto, dando respostas evasivas, fugindo da raia, no linguajar popular, escancarando sua despreparação para o cargo pretendido.

Loreny, mais uma vez deu show de conhecimento e preparação para ser prefeita, enquanto Saud se encolhe na falta de vocabulário político, e de conhecimento, e quando encurralado em questões de padrão mais elevado, disfarça, cria escaramuças, fugindo do assunto. No debate citado, ele se embaraçou duas vezes, engolindo em seco em duas perguntas da candidata. A pergunta sobre o xeique árabe, foi uma verdadeira pegadinha de mau gosto, que Saud desbarrancou, caiu na ribanceira política que o debate lhe armou.

Loreny, durante o debate, mostrou humildade, ao dizer que foi consultar, aprender, em algumas ocasiões, afirmando que embora seja formada em gestão pública, foi aprender mais com quem sabe, para apresentar suas propostas.
Já, Saud, parecia durante o encontro, falar de outra cidade, que não de Taubaté, cujos problemas ele não domina, não conhece.

Como conhecedora de gestão pública, Loreny sempre falou como quem conhece o assunto, no atacado, e Saud, ataca no varejo, nos secos e molhados. No atacado, Loreny dita conhecimento das questões públicas, e aponta soluções em suas propostas, e seu opositor, divaga pelas miudezas, apontando falhas, mas sem respostas afirmativas, sem solução nenhuma.

Quando se debateu sobre cultura e turismo, Loreny apontou propostas de solução, e Saud deslizou em criação de pontos de negócios para venda de artesanatos e quinquilharias.
Pelos dois debates até aqui realizados, pode-se medir a capacidade dos candidatos ao cargo, qual o mais preparado, qual o melhor avaliado, e qual será o escolhido para escrutínio do próximo domingo.

O eleitor comparecerá às urnas no próximo domingo com a decisão tomada, disso não se tem dúvida, e os debates promovidos contribuíram fortemente para esta decisão.
Na próxima sexta-feira , a TV Vanguarda promoverá mais um debate.

Somados, os três debates, deram uma panorâmica dos candidatos, tanto no primeiro, como no segundo turno, uma contribuição para preparar o eleitor para as eleições majoritárias de 2020, em Taubaté.
Pelo andar da carruagem, das pesquisas particulares e das apostas que correm em paralelo, Loreny tem fortes chances de ser a escolhida.

Os comentarias populares, que são na verdade, os porta-vozes da população, confirmam esta afirmativa e é do conhecimento público, que a voz do povo é a voz de Deus.

Que Deus ajude e proteja Taubaté.