Como já vinha ocorrendo nos debates anteriores, o debate desta sexta-feira , promovido pela TV Vanguarda de Taubaté, seguiu na mesma linha e a candidata do Cidadania, Loreny, deslanchou seguramente com conhecimentos sobre o candidato José Saud (MDB), deixando-o em alguns momentos mais inseguro do que ele já é, demonstrando todo o seu despreparo para concorrer ao cargo de prefeito municipal de Taubaté.
A candidata cobrou incisivamente do candidato Saud de suas fugas às respostas quando se depara com perguntas embaraçosas. O candidato tropeça em suas próprias pernas, se embaraça, gagueja, enrola, e foge das perguntas de conhecimento mais elevado , embora se vanglorie de sua formação acadêmica, com cursos de graduação e pós graduação, mas que na hora “H”, tropeça, disfarça, mas não responde.
A candidata Loreny tem a vantagem de conhecer o orçamento público, em desvantagem de Saud confundir o privado com público. Prega redução de gastos de perto de R$ 30 milhões em 100 dias de governo, mas quando questionado como fará isso, não sabe explicar, por falta de conhecimento da máquina pública.
Saud prega um sonho , dele e da família, em ser prefeito de Taubaté, como prega seu pai na TV. Como se isso fosse uma passe de mágica. E tudo se faz , com seu poder financeiro, pura e simplesmente.
A candidata Loreny cobrou diversas vezes o candidato sobre a irrealidade de suas propostas, das fugas às perguntas acerca do orçamento público e das questões públicas que envolvem a administração pública.
Ele, como sempre, se encolheu , acovardou-se, apequenou-se diante do gigantismo da sua adversária. Tremeu na base, como sempre, e na sua embaraçada participação jamais intimidou a candidata Loreny.
Um “wrrup-up” acerca dos debates realizados, em preparação ao segundo turno, das eleições em seu segundo turno, deixou ao eleitor a certeza de poder escolher o seu candidato a ser o prefeito de Taubaté.
Depois desta sexta-feira, ficou cristalina a decisão para o eleitor e seu voto no próximo domingo, Ele chegará à urna no próximo domingo, sabendo em quem irá depositar o seu voto de confiança para ser o chefe do executivo de Taubaté.
Quando se debatia a questão de transportes, o candidato Saud até chegou a demonstrar certa lucidez, e o debate ganhou em dados e informações relevantes para a cidade. Mas, ficou aí, não deslanchou, logo após, ele voltou à sua insegurança e escorregou novas vezes.
Loreny é um furacão político , a revelação neste ano seco de pandemia, ela brota como uma flor , mesmo no aridez do deserto, se assolou a cidade, diante de ano tão difícil.
Pra enfrentar Loreny, sua juventude, o novo que se avizinha , e que é do agrado do povo, Saud demonstrou fraqueza, insegurança, desconhecimento e será engolido por ela nas urnas.
Foi um confronto entre o novo e o velho de Taubaté, a juventude contra tudo de velho e arcaico na política de Taubaté. Saud carrega consigo o apoio velado do prefeito de Taubaté , derrotado nas urnas, curtindo dor de cotovelo e agarrando-se a ele. Como num abraço de afogados.
Embora venha usando linguagem de jovem, com modismos, Saud está arraigado aos velhos costumes, da carcomida política de Taubaté. Trouxe com ele , o apoio do atual prefeito Ortiz Júnior, que representa tudo o que tem de ruim na política local. Desta vez ele até tentou novo disfarce , usando terno sem gravata, como um jovem, mas , também neste quesito , foi engolido pela candidata oponente. Usou linguagem de jovem, mas que não combina com ele, “Bora” é expressão do jovem, para ser usada pelo jovem, e não combina com o candidato já um senhor de meia idade. É pegadinha pura.
Domingo a noite Taubaté estará em festa , comemorando a eleição do seu novo prefeito.