A Câmara de Taubaté aprovou em primeira votação no dia 17 o projeto de lei nº 71/2019, de autoria da vereadora Gorete (DEM), que inclui no calendário oficial de eventos o Agosto Lilás, para estabelecer o mês de conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.
O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a violência contra a mulher, divulgar a Lei Maria da Penha e incentivar denúncias por parte das vítimas.
Na justificativa do projeto, a vereadora afirma que a cada ano mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A vereadora aponta para o crescimento de casos e para o fato de que muitas vítimas não denunciam os criminosos, motivadas por falta de autonomia financeira, dependência emocional, medo, vergonha e até desconhecimento da lei.
A campanha Agosto Lilás já acontece em vários municípios brasileiros e foi criada em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, promulgada em 7 de agosto de 2006.
Para que se torne lei, o projeto depende de segunda votação no Plenário e sanção do prefeito.
Plenário aprova inclusão de Agosto Lilás no calendário de eventos
mar 19, 2020RedaçãoTaubatéComentários desativados em Plenário aprova inclusão de Agosto Lilás no calendário de eventosLike
Previous PostSindmetau faz adequação no atendimento como forma de prevenção
Next PostSP amplia regulação de atendimento presencial nos postos do Detran.SP e Poupatempo