Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Plano de Ação para a Educação Ambiental no Vale do Paraíba será apresentado hoje, Dia do Rio Paraíba do Sul

DEDIM DE PROSA SERÁ O SEGUNDO ENCONTRO VIRTUAL SOBRE O PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL (PEAMS)

Nesta terça-feira, dia 22 de setembro, data em que se comemora o Dia do Rio Paraíba do Sul, às 10h, pela Internet, a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CTEAMS-CBH/PS) e a equipe técnica do Instituto H&H Fauser, apresentam à comunidade regional, o Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS), documento que vai nortear as ações do CBH-PS em relação às iniciativas e projetos relacionados à preservação dos recursos hídricos da região.

Esse será o segundo Dedim de Prosa – como são denominados os encontro virtuais sobre o assunto – desta etapa, tendo sido o primeiro realizado no último sábado, com a presença de representantes da CTEAMS, de organizações da sociedade civil, órgãos públicos e de ativistas ambientais.

Na oportunidade a coordenadora técnica do projeto, Amely Fauser, agradeceu o engajamento de todos os setores da comunidade regional, na construção do Plano. “A participação de todos foi intensa, apesar de vivermos um momento peculiar, de pandemia”, disse.

Ao abrir o encontro, a bióloga Larissa Neli de Faria, que faz parte da equipe, falou sobre toda a trajetória de elaboração do documento, destacando os Dedim de Prosa realizados na primeira e segunda fases, as visitas às prefeituras, as consultas a vários documentos oficiais e o uso da plataforma digital para colher informações. “Optamos por um formato de Projeto Político Pedagógico (PPP), que é formatado com base em três marcos: o conceitual, o situacional e o operacional”, explicou.

O educador ambiental, Rene Costa, complementou a apresentação destacando o processo de construção do Plano de Ação, que compõe o marco operacional do PPP, baseado no diagnóstico levantado na primeira fase.

“Os levantamentos realizados nos permitiram chegar a quatro eixos que resumem os cenários que temos atualmente e o que podemos projetar para o futuro”, disse. Finalmente, Amely Fauser, destacou ponto a ponto cada problema detectado e inserido nos quatro eixos e as respectivas ações propostas para mitigar seus efeitos.

Os participantes do encontro também puderam avaliar se as informações apresentadas pela equipe estavam alinhadas às suas expectativas. O coordenador da Câmara Técnica, Duva Brunelli, finalizou o encontro, com um relato sobre o histórico que resultou na demanda pelo Plano, iniciado há cerca de cinco anos. “Muita gente participou desse processo”, afirmou.

PEAMS

Desenvolvido pela equipe técnica do Instituto H&H Fauser, tendo como tomador o Instituto Chão Caipira, a partir de uma demanda induzida da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CETEAMS-CBH/PS) o Plano tem como base um diagnóstico participativo que levantou os dados e informações.

Após ser avaliado e aprovado pelo plenário do CBH-PS, o que deverá acontecer até o final do ano, o documento passará a servir de referência para orientar as ações e políticas públicas a serem desenvolvidas na Bacia, inclusive para a análise e avaliação de projetos a serem submetidos ao financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

QUEM SÃO

Instituto H&H Fauser – Sediado em Paraibuna (SP), tem como objetivos a promoção do desenvolvimento sustentável; a conservação do meio ambiente; a promoção da cultura e a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Atua por meio de ações diretas, como programas de capacitação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas nas suas áreas de atuação, e por meio de apoio a ações de comunidades, de outras organizações da sociedade civil e órgãos públicos.

Instituto Chão Caipira – O Instituto Chão Caipira “Malvina Borges de Faria” é uma organização da sociedade civil criada em 1º de abril de 2010, pelo jornalista, culinarista e pesquisador João Evangelista de Faria, conhecido como João Rural. Seu objetivo é trabalhar pela preservação e fomento da cultura caipira, desenvolvendo eventos, publicações, pesquisas, vídeos e ações de apoio a estudantes e à comunidade. O Instituto Chão Caipira também tem sua sede em Paraibuna (SP).