Já em fase final de formatação do Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PEAMS), membros do Grupo de Trabalho da Câmara Técnica do Comitê de Bacias do Paraíba do Sul (CTEAMS-CBH/PS) e da equipe técnica do projeto se reuniram na terça-feira, 1º, para a conclusão do documento. O PEAMS será posteriormente apresentado à comunidade, em encontros virtuais programados para os dias 19 e 23 de setembro. Depois submetido também à aprovação do plenário do Comitê.
As reuniões entre os dois grupos para dialogar sobre o futuro Plano veem ocorrendo semanalmente desde julho, baseadas nas informações que foram colhidas no período de diagnóstico, cuja sistematização dos dados ocorreu até maio último. “A proposta é construir juntos um Plano de Ação que se torne efetivo e tenha aplicação prática, desencadeando numa Educação Ambiental de alto impacto na Bacia”, relata a coordenadora técnica do projeto, Amely Fauser. Na última sexta-feira, 28/08, o andamento do Plano foi tratado dentro da reunião ordinária da CTEAMS-CBH/PS).
Após ouvir o Poder Público, organizações da sociedade civil, universidades e institutos de pesquisa e a própria comunidade, foram definidos quatro eixos (tabela abaixo), que fundamentarão e orientarão futuras propostas de Educação Ambiental e Mobilização Social no território da Bacia, inclusive para efeito de financiamento por parte do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), uma vez que a ênfase do PEAMS será principalmente para a produção e preservação desses recursos.
EIXOS TEMÁTICOS DO PEAMS
Eixo 1
Governança do CBH-PS na Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia
Atuação do CBH-PS por meio da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CT-EAMS).
Eixo 2
Políticas Estruturantes de Educação Ambiental e Mobilização Social
Atuação do Poder Público e para o Poder Público no enfrentamento dos problemas socioambientais e na promoção e articulação de políticas públicas.
Eixo 3
Espaços Educadores da Educação Ambiental e Mobilização Social
Educação não formal, fora dos espaços escolares, em espaços não convencionais.
Eixo 4
Educação Ambiental e Mobilização Social na Educação Formal
Educação Ambiental como direito de todos e sua promoção no âmbito formal, sob a responsabilidade dos sistemas de ensino.
O QUE É O PEAMS
O PEAMS teve início em setembro do ano passado, com previsão de 12 meses para a sua conclusão e apresentação à comunidade, e deverá orientar as diretrizes de atuação e financiamentos públicos no âmbito da Bacia do Rio Paraíba. O projeto tem financiamento do Fehidro e está sendo executado pela equipe técnica do Instituto H&H Fauser, tendo o Instituto Chão Caipira como tomador, sendo ambos sediados em Paraibuna.
QUEM SOMOS
Instituto H&H Fauser – Tem como objetivos a promoção do desenvolvimento sustentável; a conservação do meio ambiente; a promoção da cultura e a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Atua por meio de ações diretas, como programas de capacitação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas nas suas áreas de atuação, e por meio de apoio a ações de comunidades, de outras organizações da sociedade civil e órgãos públicos.
Instituto Chão Caipira “Malvina Borges de Faria” – É uma organização da sociedade civil criada em 1º de abril de 2010, pelo jornalista, culinarista e pesquisador João Evangelista de Faria, conhecido como João Rural. Seu objetivo é trabalhar pela preservação e fomento da cultura caipira, desenvolvendo eventos, publicações, pesquisas, vídeos e ações de apoio a estudantes e à comunidade. O Instituto Chão Caipira também tem sua sede em Paraibuna.