Em meio ao isolamento social, alunos da cidade do Vale do Paraíba têm aulas, inclusive de Educação Física e Artes, por meio de uma plataforma virtual e com material impresso
Com a suspensão das aulas nas escolas, devido à pandemia da COVID-19, surgiu uma necessidade de se pensar em novas alternativas para que as crianças continuassem com o processo de aprendizagem, mesmo em casa.
Pindamonhangaba deu um passo à frente e hoje é um exemplo para outras cidades nesses tempos de isolamento social. A Secretaria de Educação municipal conseguiu manter seus mais de 14 mil alunos da educação Infantil e Fundamental I em atividade, com aulas online e acesso a material impresso para aqueles que têm dificuldade de acesso.
Além das matérias básicas de todo programa escolar, os alunos contam com aulas de Educação Física e Arte, por meio do projeto “Educação Integral com Esporte e Arte”, realizado em parceria entre a prefeitura de Pinda e o Instituto Esporte & Educação (IEE), criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser. As atividades são preparadas por cerca de 100 profissionais de arte e educação física do IEE.
“Pindamonhangaba está sendo pioneira no Brasil com todo esse processo. É um exemplo de mobilização e inclusão pela educação para engajar pela ações que está fazendo para manter crianças mobilizadas e aprendendo nesses tempos de isolamento social. Essas mais de 14 mil crianças estão, todas as semanas, tendo contato com seus professores, nada e ninguém ficou parado”, fala Alexandre Arena, coordenador do IEE.
Plataforma virtual e material impresso – Todas as aulas são disponibilizadas em uma plataforma virtual e, para realmente ninguém ficar de fora, as crianças que têm dificuldade para acessar o sistema online podem ir até as escolas e retirar todo o material impresso, que foi preparado com o esforço conjunto de 333 professores da Educação Infantil, 472 professores do Fundamental I, além de um grupo de dez gestoras regionais, mais de 50 corresponsáveis de escolas do município.
“Os professores de Pindamonhangaba estão se reinventando, utilizando ferramentas que, nos períodos presenciais, não eram utilizadas e nem pensadas. A educação não pode parar e os professores movimentam essa grande engrenagem”, afirma Elaine Prolungatti, diretora do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.
Célia Ascenço, diretora do Departamento Escolar da SME, reforça que um dos grandes pontos positivos desse momento está sendo a capacidade de inovação dos professores de Pinda. “Eles estão utilizando novas ferramentas e temos visto aulas maravilhosas sendo preparadas, supercriativas, com conteúdo e ainda motivadoras para as crianças. Se podemos tirar algo de positivo desse momento difícil para todos são as pequenas mudanças nos hábitos; na forma de se relacionar, de conversar, de buscar estratégias e até dá para ter uma mudança de olhar sobre o papel do professor com as crianças do mundo de hoje”, fala.
Luciana Ferreria, secretária de educação, conclui: “Nesse tempo de desafios, os professores desenvolveram ainda mais suas competências técnicas e pessoais, com evidências para muitas habilidades, como a empática. Pensar em como assegurar o direto à educação a todos os alunos, seja por atividades na plataforma ou impressas, em auxiliar os pais na orientação da rotina de estudo, nas intervenções necessárias a serem feitas, evidenciam o papel facilitador e humanizador do professor. Como diz um dos versos da canção de Leci Brandão ‘Batam palmas pra eles porque eles merecem!’ “