Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Permita-se errar

A cada dia vamos ficando mais seletivos e criteriosos. Com o passar do tempo nos tornamos pessoas intransigentes e começamos a cobrar a perfeição de todos os que nos rodeiam, inclusive a nossa própria. Não temos mais paciência para suportar as falhas dos outros e não nos perdoamos quando descobrimos que erramos.
É importante que você entenda que ninguém erra porque quer e só não erra quem não faz. Sua aprendizagem e seu desenvolvimento acontecem muito mais através da análise dos seus erros do que em função dos seus acertos. É no erro que você cresce como ser humano. O erro te proporciona capacidade de aprender mais, a humildade para assumir que errou e a coragem para corrigir o que está errado.
Só erra quem tem a ousadia de fazer, mesmo sem ter a certeza de que vai acertar. Essas pessoas merecem todo o louvor porque o mundo necessita de pessoas que sejam ousadas o suficiente para experimentar, para errar, para admitir o erro e para tentar corrigi-lo.
Não tenha medo de errar! Erre quantas vezes forem necessárias. Erre com consciência de que errar é humano e só erra aquele que está tentando aprender. Por outro lado, comece a aceitar mais os erros dos que te rodeiam. Quem não admite os erros dos outros acaba ficando isolado de tudo e de todos e ainda perde a oportunidade de ter ao seu lado pessoas ousadas e talvez vitoriosas.
Aprenda a perdoar a si mesmo quando errar e também perdoe aos outros quando eles erram, e entenda que ninguém falha porque quer. O erro acontece exatamente quando se está tentando acertar. Quem nunca errou? Portanto, permita-se errar e aceite o erro dos outros. Pelo menos tente, pois isso vai te fazer muito bem! Experimente!