O governador João Doria deu ontem, numa entrevista coletiva, informações que podem tranquilizar, pelo menos por um curto tempo, os trabalhadores metalúrgicos da Ford. As unidades da marca funcionarão até novembro foi uma das informações. Outra: o governador já recebeu três consultas de fábricas de caminhão, interessadas em comprar a Ford.Trabalhadores de Taubaté também podem se tranquilizar um pouco.
Essa é a íntegra das declarações de Doria, ontem:
“Fizemos aqui, na semana passada, como vocês sabem, uma reunião com o presidente para a América do Sul da Ford e o seu vice-presidente no Brasil e nós estabelecemos, em comum acordo, que até novembro a operação será normal na fábrica em São Bernardo e nenhuma alteração em Tatuí, em Taubaté e nem no centro administrativo da Ford em São Bernardo. E junto com o governo do Estado de São Paulo, com nosso apoio, vamos buscar um comprador para a fábrica da Ford e a manutenção dos empregos que ali são gerados neste momento, de metalúrgicos e profissionais que estão na fábrica.
Posso antecipar a vocês que já recebemos três consultas de fabricantes de caminhões e automóveis e que oportunamente, após a evolução desses entendimentos, nós tornaremos público estas intenções. Aparentemente poderemos ter até mais do que três. Neste momento são três empresas, sendo duas multinacionais e uma brasileira, o que demonstra que estamos num bom caminho de encontrar um comprador para esta fábrica. A Ford também está numa boa disposição de ajudar, mantendo esses empregos até novembro e, antes disso, muito provavelmente, encontraremos comprador para as instalações e a manutenção dos empregos que são ali gerados.”