Crédito: REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Os números de casos confirmados em 24 horas são os maiores desde o início da pandemia, em março de 2020
O mundo registrou nesta sexta-feira, 7, 2,52 milhões de casos confirmados da Covid-19 em 24 horas, no quarto dia seguido em que os dados apontam um número maior de 2,5 milhões – os maiores desde o início da pandemia, em março de 2020.
O recorde de casos registrados em um dia permanece no dia 4 de janeiro, quando 2,54 milhões foram confirmados, de acordo com dados da Our World In Data, organização que reúne dados de diversos países.
O aumento rápido de casos, de acordo com especialistas, ocorre principalmente devido ao espalhamento de variantes mais transmissíveis do coronavírus, como a Delta e a Ômicron. A última pode se tornar a cepa dominante em alguns países nas próximas semanas.
Os países que lideram o ranking de mais casos registrados em 24 horas são Estados Unidos (786.824), França (262.787) e Itália (219.430) – país que foi o primeiro epicentro da pandemia na Europa, ainda em 2020.
As mortes por Covid-19, no entanto, permanecem em níveis mais baixos que em outros momentos da pandemia. Especialistas atribuem esse feito à vacinação contra o vírus, que foi ampliada em todo o ano de 2021, e permanece como a maneira mais eficiente de barrar o avanço do coronavírus.
No Brasil, os casos vêm aumentando, e um apagão nos dados divulgados pelo Ministério da Saúde dificulta o acompanhamento da situação no país.