Search
terça-feira 7 janeiro 2025
  • :
  • :

Patrocinado pela Suzano, 1° Prêmio Literário de Jacareí divulga vencedores

Ganhadores das três categorias terão obras publicadas e receberão prêmios em dinheiro
A Suzano, em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy e a Prefeitura de Jacareí, reconheceu os autores Larissa Bueno, Rafael Quintiniano e Giorgio Cappelli como ganhadores do PLIJ – 1° Prêmio Literário de Jacareí. A cerimônia de premiação e o lançamento dos livros será neste sábado, no dia 16, às 19h, na Sala Mario Lago. Os curadores do concurso estarão presentes e comandarão uma oficina de escrita criativa no mesmo dia, às 14h30.
Patrocinado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do município, o concurso teve 65 inscrições de 42 escritores da cidade. Larissa Bueno, de 15 anos, foi a primeira colocada na categoria ‘Contos e Crônicas’, com a obra ‘A mudança que eu não vi’. Rafael Quintiniano foi o destaque na categoria ‘Poemas’, por ‘Elétrons no céu de Netuno’, e Giorgio Cappelli teve o livro ‘Quem tem medo dos lobos do mal’ escolhido como melhor romance. Além da publicação das obras, pela editora Semanário, eles receberão prêmio em dinheiro.
“A grande repercussão gerada pelo 1º Prêmio Literário de Jacareí comprova que a cidade tem uma rica cena literária, com muitos talentos à espera de uma oportunidade para publicar suas obras. Tão importante quanto reconhecer os três escritores escolhidos, em diferentes gêneros, a iniciativa também estimula o interesse da comunidade pela literatura e oferece a chance de contato com autores renomados”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Suzano, Adriano Martins.

Oficina
Os escritores Carol Rodrigues, Ana Laura Estaregui e Santiago Nazarian foram os curadores e selecionaram os vencedores do PLIJ. Após a análise de todos os inscritos, eles levantaram temas sobre literatura para debaterem na oficina de escrita criativa, como forma de incentivo e suporte aos autores do município.
A atividade ocorre antes da cerimônia de premiação – das 14h30 às 17h30, na Secretaria de Educação – e terá dois momentos: no primeiro, uma conversa sobre processos de escrita, trajetórias de publicação e mercado editorial; em seguida, haverá um exercício de criação em prosa. Serão oferecidas 25 vagas e a participação será por ordem de inscrição. Os interessados podem se inscrever nos sites do Semanário (semanario.com.br) e do Prêmio Literário de Jacareí (plij.com.br). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3952-1888 ou (12) 3952-5022 ou pelo e-mail contato@plij.com.br

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem aproximadamente 37 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.