Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

PAT divulga serviços pela internet

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Taubaté (PAT) orienta a população sobre como fazer a carteira digital de trabalho e como solicitar o seguro desemprego de forma digital.
A carteira de trabalho digital pode ser feita pelo acesso ao site https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/. Nesta página, o trabalhador vai encontrar informações a respeito da necessidade de modernizar as informações da vida laboral e o Ministério da Economia disponibiliza gratuitamente a carteira digital que substituirá a carteira de trabalho impressa em papel. Para acesso ao documento, basta clicar no link https://servicos.mte.gov.br/ e o usuário será remetido a página do Emprega Brasil. Lá é só realizar o cadastro, preencher os campos solicitados e a carteira estará pronta. Outra opção é baixar o aplicativo. Em caso de solicitação de segunda via, algumas perguntas serão feitas aos usuários e, em caso de dúvida, é recomendado procurar uma agência do INSS.
Se o interessado já possuir cadastro no site gov.br, mais emprego, meu INSS, emprega mais Brasil, deverá usar a mesma senha de acesso no site carteira de trabalho digital e selecionar a opção já tenho cadastro.
Entre os benefícios da carteira digital estão o maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento; agilidade no aceso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas e integração de dados do Ministério da Economia.
Já para solicitar o seguro desemprego, o usuário já deve ter criado sua carteira de trabalho virtual. Basta clicar em benefícios e clicar em seguro desemprego.
O aplicativo irá requerer o número do requerimento que se encontra na folha de requerimento do seguro desemprego, um número de dez dígitos que começa com “777”. Quando os dados apareceram na tela, é necessário ler e concordar com os termos apresentados. Feito isso, aparecerá a quantidade e o valor das parcelas de seu seguro-desemprego na tela. Caso o sistema encontre alguma divergência, surgirá uma notificação de recurso. O recurso poderá ser feito pelo próprio aplicativo, seguindo as orientações do mesmo.
O seguro-desemprego da categoria doméstica, alvará judicial e código de dispensa PD0 não estão disponíveis pelo aplicativo.