O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Taubaté (PAT) orienta a população sobre como fazer a carteira digital de trabalho e como solicitar o seguro desemprego de forma digital.
A carteira de trabalho digital pode ser feita pelo acesso ao site https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/. Nesta página, o trabalhador vai encontrar informações a respeito da necessidade de modernizar as informações da vida laboral e o Ministério da Economia disponibiliza gratuitamente a carteira digital que substituirá a carteira de trabalho impressa em papel. Para acesso ao documento, basta clicar no link https://servicos.mte.gov.br/ e o usuário será remetido a página do Emprega Brasil. Lá é só realizar o cadastro, preencher os campos solicitados e a carteira estará pronta. Outra opção é baixar o aplicativo. Em caso de solicitação de segunda via, algumas perguntas serão feitas aos usuários e, em caso de dúvida, é recomendado procurar uma agência do INSS.
Se o interessado já possuir cadastro no site gov.br, mais emprego, meu INSS, emprega mais Brasil, deverá usar a mesma senha de acesso no site carteira de trabalho digital e selecionar a opção já tenho cadastro.
Entre os benefícios da carteira digital estão o maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento; agilidade no aceso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas e integração de dados do Ministério da Economia.
Já para solicitar o seguro desemprego, o usuário já deve ter criado sua carteira de trabalho virtual. Basta clicar em benefícios e clicar em seguro desemprego.
O aplicativo irá requerer o número do requerimento que se encontra na folha de requerimento do seguro desemprego, um número de dez dígitos que começa com “777”. Quando os dados apareceram na tela, é necessário ler e concordar com os termos apresentados. Feito isso, aparecerá a quantidade e o valor das parcelas de seu seguro-desemprego na tela. Caso o sistema encontre alguma divergência, surgirá uma notificação de recurso. O recurso poderá ser feito pelo próprio aplicativo, seguindo as orientações do mesmo.
O seguro-desemprego da categoria doméstica, alvará judicial e código de dispensa PD0 não estão disponíveis pelo aplicativo.
PAT divulga serviços pela internet
mar 21, 2020RedaçãoTaubatéComentários desativados em PAT divulga serviços pela internetLike
Previous PostCadastro Único passa atender apenas com agendamento
Next PostGiramundo - A televisão e as mídias sociais: um espaço de mundialização da violência