A Secretaria de Saúde Taubaté observou durante a pandemia uma diminuição acentuada na procura por exames preventivos e mamografia. E informa que, no início de maio os atendimentos eletivos serão normalizados.
Os dados referentes à saúde da mulher apontam que, em relação a coleta de preventivos a queda dos índices se comprovam já que em 2019 foram realizados 17.108, caindo para 10.178 no ano seguinte e 2.900 nos três primeiros meses de 2021. Em 2019 foram realizadas 12.512 mamografias, em 2020 foram 9.766 e 2.672 no primeiro trimestre desse ano.
A recomendação é de que mulheres de 25 a 64 anos, ou que já tenham iniciado a vida sexual, busquem atendimento médico para a coleta de preventivo. E senhoras de 50 a 69 anos, ou mulheres mais novas que tenham casos de câncer de mama na família, visitem uma unidade básica de saúde para fazer o requerimento para a mamografia.
O exame preventivo é também conhecido como Papanicolau e tem como objetivo detectar os primeiros sinais de câncer de colo de útero e outras doenças sexualmente transmissíveis. A mamografia, por sua vez, é o rastreio por imagens para o diagnóstico precoce de câncer de mama. Esses tipos de câncer, quando detectados no início aumentam muito a chance de cura, por isso a importância da realização desses procedimentos.
Na rede municipal de saúde a mulher deve passar por consulta com o profissional de saúde (enfermeiro, médico ginecologista ou generalista). O agendamento é feito na própria unidade e o preventivo é realizado no local, em consulta e a requisição para a mamografia emitida para a realização do exame, que tem levado até 15 dias para a efetivação.