O Kung Fu é um instrumento importante de formação social pois enfatiza o respeito e a disciplina. No caso da criança e do adolescente desenvolve virtudes (humildade, respeito, perseverança, paciência, honestidade) que lhe acompanhará na vida adulta.
Os movimentos do Kung Fu atuam de forma global na vida do individuo que o pratica.
Enquanto atividade física essa arte marcial contribui para o desenvolvimento de fatores psicomotores: desenvolvimento da expressão corporal, ritmo, coordenação global, extensibilidade, prática respiratória, aguçamento da percepção.
Então os benefícios do Kung Fu estão além do combate pois melhora as condições física e mental. Entre outros benefícios físicos podemos citar: controle da pressão arterial e do colesterol, evolução no condicionamento cardiovascular, fortalecimento dos ossos, melhora da respiração, aceleramento do emagrecimento, ganho de velocidade nos movimentos, melhora da coordenação motora, ganho de resistência, aumento da força.
É uma modalidade que contribui para manter a densidade óssea. A parte física no Kung Fu é desenvolvida desde o aquecimento até a execução dos movimentos típicos da arte. Seus movimentos envolvem todo o corpo.
Desenvolve a noção de senso espacial e de equilíbrio. Sua prática traz benefícios mentais tais como: desenvolvimento do autoconhecimento e equilíbrio, serenidade, controle emocional e das ações; desenvolvimento dos reflexos, melhora da concentração, estimula o raciocínio lógico. Alivia o estresse físico e mental.
Prof. José Pereira da Silva