Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Panathlon Club Taubaté – A alimentação na vida dos idosos

O corpo humano, como qualquer outra máquina, vai-se tornando menos eficiente com o passar dos anos. Mas ter idade avançada não precisa ser sinônimo de problemas de saúde.
Com a mudança de alguns hábitos alimentares , é possível compensar as mudanças que vão ocorrendo naturalmente com a idade, o que favorece a boa forma e a saúde.

Com a idade, as pessoas costumam engordar. O nível de metabolismo basal do organismo (energia usada pelo organismo para manter as funções vitais do corpo) aos 75 anos é inferior àquela registrada por volta dos 25 anos .
Isto é, a queima de energia do corpo em repouso diminui. Para não ganhar peso, é preciso reduzir a ingestão diária de calorias e procurar aumentar o nível de atividade física para queimar as calorias em excesso.

A dieta alimentar de algumas pessoas idosas é pouco variada e não é balanceada. A importância de uma dieta balanceada e variada permanece conforme os anos vão passando. Evite ingerir alimentos industrializados, com adição de gordura ou açúcar. Frutas, hortaliças e leguminosas são fontes de fibras, vitaminas e sais minerais.

Por isso, ajudam a prevenir a prisão de ventre. A ingestão de líquidos regularmente também ajuda a manter o bom funcionamento intestinal.

Deficiências de nutrientes podem provocar anemia e outras doenças. A deficiência de cálcio, problema que leva à osteoporose, não pode ser corrigida na idade avançada somente com a ingestão de alimentos ricos em cálcio. O risco de osteoporose depende da dieta alimentar seguida até a idade adulta.

Prof. José Pereira da Silva