Com um estilo de vida mais saudável tem-se a possibilidade de aumentar as chances de viver mais e melhor. É preciso verificar se cada pessoa tem um dia-a-dia saudável.
O bem-estar físico não é apenas uma questão de adotar um estilo de vida saudável, alimentar-se bem e fazer exercícios. É preciso também receber quando se precisa cuidados médicos adequados. Mesmo que alguém esteja em perfeitas condições físicas, não se sentirá totalmente bem se não der atenção também à sua saúde emocional. Identificar aspectos da atitude emocional e da auto imagem.
É importante verificar quanta energia dedica a cada área da vida tais como: intelectual, física, emocional, comunicação, neurótica etc.
Alimentação saudável exige que se coma grande variedade de alimentos na proporção certa. Escolher alimentos que forneçam os nutrientes essenciais para o crescimento, manutenção e restauração do sangue, tecidos e órgãos vitais.
A boa nutrição é importante para a saúde. Nos países ocidentais muitas pessoas se alimentam de forma inadequada. Restrições alimentares rígidas não funcionam, pois ninguém as mantêm a vida toda, e podem gerar carências nutricionais. É preferível fazer pequenas porém importantes alterações nos hábitos alimentares, que possam ser mantidas para sempre.
A análise de seus hábitos alimentares é o início de uma dieta saudável.
A necessidade de energia depende, em parte, da atividade física exercida. Em geral uma pessoa sedentária usa 70% de seu consumo diário de energia somente para manter o coração e os demais órgãos funcionando e para manter a temperatura do corpo.
Exercícios regulares pedem mais energia, reduzindo as reservas de gordura no organismo.
Prof. José Pereira da Silva