Muitas vezes não descansar e se recuperar, os exercícios causam mais danos que benefícios.
Não há necessidade de chegar a seu limite extremo toda vez que se exercitar. Moderação na atividade física é suficiente para manter em forma a maioria das pessoas. Outras, no entanto, gostam tanto de exercícios e esportes que treinam com mais frequência. Alguns excedem e acabam prejudicando o próprio organismo.
Alguém está se excedendo nos treinos quando, apesar de sentir os músculos rígidos e doloridos devido à última sessão de exercícios, não dá um tempo para o corpo se recuperar.
O exagero pode eventualmente causar: mal-estar, contusões, exaustão ou desempenho físico abaixo do normal.
Normalmente, o tempo de recuperação de músculos que trabalham até a capacidade máxima é de 48 horas, o que é válido para todas as pessoas, independente da forma física.
Depois de um treinamento exaustivo , os músculos tendem a ficar ligeiramente rígidos e doloridos, principalmente no início de um programa de exercícios. Esses sintomas são em parte resultantes de pequenos danos em fibras musculares e do aumento excessivo de ácido lático nas células musculares.
São alguns os sintomas de treinamento excessivo: dificuldade para conciliar o sono, sensação constante de cansaço, cansaço e desânimo pela manhã, perda da vontade de ficar em forma, perda de apetite, presença de infecções recorrentes ou de pequenas contusões. Em caso de dúvida procure um médico.
Prof. José Pereira da Silva